Arara pega carona em capacete de ciclista durante passeio no interior de MS

Um grupo de ciclistas contou com uma companhia pra lá de agradável durante um passeio neste domingo (26) em Piraputanga, a aproximadamente 113 quilômetros de Campo Grande. Uma arara-canindé acompanhou o grupo de 25 ciclistas por vários quilômetros e até pousou no capacete de um deles.

A advogada e corretora de imóveis, Simone Leal foi quem deu carona para arara durante o passeio. Ela disse que em determinado momento do percurso encontraram a arara em uma árvore, que voou assim que avistou o grupo. Pouco tempo depois a ave apareceu dando voos rasantes entre os ciclistas.

“Ela passava muito perto de nós chegou a pousar nas costas de um colega, depois veio para o meu braço até que resolveu ficar na minha cabeça”, disse Simone. A advogada disse que as bicadas da ave abriram até um buraco em seu capacete.

Segundo Simone, de acordo com informações de moradores da região a presença dócil da arara-canindé é comum na região. “O pessoal de um bar me disse que essa arara acompanha todos os dias um criança até a escola. Ela vai no guidão da bicicleta. Acho que por causa das bicicletas ela acabou interagindo com a gente”.

Apesar de dócil Simone diz acreditar que a ave não seja domesticada. “Diferente das aves das pousadas de Bonito, essa não parece ter o voo restrito. Foi só aparecer um bando de araras no céu que ela voou livre pra encontrar as outras”.

No percurso do passeio de 35 quilômetros, a arara permaneceu no capacete de Simone por aproximadamente três quilômetros o que acabou gerando certo desconforto no pescoço da advogada por causa do peso da ave.

Esta não foi a primeira vez que os ciclistas de depararam com um animal silvestre no meio do percurso. Simone disse que em um passeio realizado no dia 8 de março deste ano um participante quase passa por cima de uma jiboia que estava no meio da trilha. “Por sorte ele conseguiu desviar e nada aconteceu nem com ele, nem com a cobra”.

O passeio batizado de Terras Altas, em referência à subida enfrentada pelos ciclistas até o ponto mais alto do percurso, é realizado por amadores e amantes do ciclismo. Segundo a advogada, qualquer pessoa pode participar do grupo formado por ciclistas de Campo Grande e Aquidauana.