Fenômeno deve ocorrer três vezes em 2025, dizem especialistas

‘Apressada’? Terra vai girar mais rápido e terá dia mais curto nesta quarta; entenda
Fenômeno deve ocorrer três vezes em 2025, dizem especialistas / Foto:  Pixabay/PIRO4D

A Terra vai girar mais rápido nesta quarta-feira (9) e, portanto, o dia será mais curto. Segundo dados do Iers (Serviço Internacional de Sistemas de Referência e Rotação da Terra) e do Usno (Observatório Naval dos Estados Unidos), esta quarta será cerca de 1,30 milissegundo mais curta, devido a uma velocidade ligeiramente maior de rotação em torno de seu próprio eixo.

Normalmente, o planeta Terra leva cerca de 86.400 segundos para completar uma rotação, totalizando 24 horas de um dia. Porém, nesta quarta, o movimento será um pouco mais rápido, e a volta durará 1,30 milissegundo a menos.

No entanto, não se preocupe em “perder tempo”, pois a diferença é quase imperceptível. Em comparação, um piscar de olhos dura aproximadamente 300 milissegundos, ou seja, o tempo a menos é muito inferior a isso. 

Os especialistas ainda não sabem o motivo do fenômeno, mas afirmam que não é raro e nem motivo de preocupação. Eles informam que o ano de 2025 ainda terá dois mais curtos: 22 de julho, com 1,38 milissegundo a menos; e 5 de agosto, 1,51 milissegundo mais rápido.

Alguns fatores que podem influenciar o movimento de rotação da Terra são o movimento do núcleo do planeta, dos oceanos e da atmosfera. Até 2020, o maior adiantamento registrado de um dia era de 1,05 milissegundo, porém, com o passar dos anos, essa diferença aumenta.

O dia mais rápido da história foi há pouco mais de um ano, no dia 5 de julho de 2024, quando o movimento durou 1,66 milissegundo a menos.