Casal percorreu cerca de 3,5 quilômetros até a unidade de saúde, em Três Lagoas. Prefeitura diz que oferece carro social.

Aposentado de 69 anos leva esposa idosa ao médico em carriola em MS:
Seu Jurandir com a carriola usada para transportar a esposa, dona Maria / Foto: André Barbosa/ TV Morena

Um funcionário público aposentado de 69 anos levou a esposa, de 60, ao médico, em uma carriola, na quarta-feira (7), em Três Lagoas, a 313 quilômetros de Campo Grande. "Eles falam que a gente tem que se virar. Então, eu peguei ela, coloquei na carriola e me virei", fala Jurandir Ferreira Amaro.

A cena foi filmada por pessoas que viram o casal ao longo dos cerca de 3,5 quilômetros entre a residência e a unidade de saúde, e foi postada nas redes sociais. A prefeitura informou que o transporte de pacientes que não são acamados são feitos por carros sociais e depende de agendamento prévio.

O aposentado conta que a esposa começou a passar mal e como eles não têm carro, improvisou o transporte na carriola. Quando chegou na unidade de saúde, a pressão da esposa foi aferida, constatada que estava alta e ela então recebeu atendimento médico. "Doeu minhas costas até lá", conta Maria Aparecida Freitas.

Jurandir afirmou que esta foi a primeira vez que passou por essa situação e que agora, durante 10 dias, uma técnica de enfermagem irá a casa deles duas vezes por dia para aferir a pressão da esposa. Depois, ela passará por atendimento médico e o transporte até a unidade de saúde será agendado para ser feito pelo veículo social disponibilizado para esse fim.

O coordenador dos postos de saúde do município, Fernando Garcia de Brito, informou que há uma unidade de saúde a oito quadras da residência do casal, porém, o aposentado prefere ir no outro posto. Ele disse ainda que ficou surpreso com a situação e que a prefeitura tem veículos sociais suficientes para atender pacientes que fazem o agendamento para o serviço.