Restrição de consumo de determinados peixes vale por 15 dias; Itacoatiara concentra o maior número de casos da chamada 'doença da urina preta'.

Após surto de rabdomiólise, Amazonas determina restrição no consumo de peixes em Itacoatiara
Doença já foi notificada em diversos municípios do Amazonas. / Foto: Reprodução/CNN Brasil

A secretaria estadual de Saúde do Amazonas recomentou nesta quarta-feira (1º) a restrição temporária do consumo de peixes que possam estar associados aos casos de rabdomiólise, também conhecida como “doença da urina preta”.

A medida que durará 15 dias vale para a população da cidade de Itacoatiara, localizada a 270 quilômetros de Manaus, que concentra o maior número de casos e já registrou uma morte em decorrência da doença.

Os peixes que não devem ser consumidos na cidade são: pirapitinga, pacú e tambaqui de origem da pesca de rios e lagos.

Até esta terça-feira (31), o estado já tinha 44 casos da doença, sendo 34 no município de Itacoatiara, quatro em Silves, dois em Manaus, dois em Parintins, um em Caapiranga e outro na cidade de Autazes.

A secretaria estadual de Saúde informou ainda que está trabalhando articulada com as unidades de saúde do Amazonas na construção de um “fluxo regulado de referência e contra referência dos casos suspeitos e confirmados por rabdomiólise, com a garantia de suporte técnico de acesso e assistência em tempo oportuno para manejo de casos em adultos e crianças.”

Doença da urina preta
De acordo com a Fundação de Vigilância em Saúde do Amazonas, a rabdomiólise é uma síndrome clínico-laboratorial que decorre da lesão muscular com a liberação de substâncias intracelulares para a circulação sanguínea.

“Ocorre normalmente em pessoas saudáveis, na sequência de traumatismos, atividade física excessiva, crises convulsivas, consumo de álcool e outras drogas, infecções e ingestão de alimentos contaminados, que incluem o pescado. O quadro clínico da doença pode incluir elevações assintomáticas das enzimas musculares séricas (creatinina-fosfoquinase – CPK)”, complementa a fundação