Homem foi encaminhado para unidade do Aero Rancho quando teria sofrido a queda.

Após paciente sofrer queda em viatura do Samu, família denuncia descaso
Paciente teve queda da viatura do Samu. / Foto: Arquivo Pessoal

Neusa Moreira da Silva, 65 anos, moradora do bairro Uirapuru denuncia que o irmão José Moreira da Silva, de 56 anos, teve uma queda que ocasionou coágulo no cérebro durante atendimento da equipe do Samu (Servido de Atendimento Móvel de Urgência), na última segunda-feira (24).

Ela conta que o irmão mora com ela, e que no dia do atendimento, ele passou em casa mal com sintomas como tontura e vômito. O Samu foi acionado e fez o encaminhamento dele até o CRS (Centro Regional de Saúde), do Aero Rancho. 

Segundo Neusa,  ao chegar na unidade e descer da viatura do Samu, o irmão teve uma queda muito brusca, o que ocasionou ferimentos graves na cabeça.

“Meu filho foi visitar ele na unidade do Aero Rancho e viu a cabeça cheia de curativos. Quando perguntou que falaram que ele tinha caído da viatura do Samu. Ninguém nos avisou e ele piorou depois disso.”

Ainda segundo Neusa, o quadro do irmão não teve melhor, ao contrário, e após um principio de infarto ele foi transferido para a Santa Casa, onde se encontra internado na ala vermelha.

“Olha agora, os médicos disseram que esse coágulo na cabeça pode ter sido por conta da queda dele. Ele está em estado grave, e estamos indignados com o pessoal do Samu. Porque ele saiu daqui sem nenhum arranhão e agora está com esses ferimentos. A gente não sabe, se essa queda fez com que a saúde dele piorasse. Queremos respostas.”

Na visão da família, a queda dele foi causada pela falha no atendimento do Samu.

O que diz a Prefeitura?

Em nota, a Sesau (Secretaria Municipal de Saúde) informou que irá instaurar um processo de sindicância para apurar as circunstâncias que se deram o atendimento ao paciente e se houve qualquer tipo de irregularidade ou má conduta durante o mesmo. "A Sesau lamenta profundamente pela situação e se solidariza com o paciente e seus familiares e está à disposição  para eventuais esclarecimentos", diz.