A ação faz parte da proposta de regularização fundiária da Prefeitura de Dourados que visa atingir vários bairros da cidade até 2024.

Após mais de 20 anos de espera, famílias falam de emoção de conseguir escritura de casa
Moradores de bairros como a Vila Mariana, Canaã V, Jardim do Bosque, Loteamento Brasil 500 receberam o documento. / Foto: Fabiana Oliveira/Dourados News

Na manhã desta terça-feira (26), dezenas de famílias receberam a escritura das casas que já residiam há anos, no Complexo Esportivo Jorge Antonio Salomão. A ação faz parte da proposta de regularização fundiária da Prefeitura de Dourados que visa atingir vários bairros da cidade até 2024.


Moradores de bairros como a Vila Mariana, Canaã V, Jardim do Bosque, Loteamento Brasil 500, Vila São Braz, Canaã III, Poravi II, Carisma participaram da entrega e muitos ficaram emocionados.

Para Valdomiro Rodrigues, 79,  morador no Jardim Pantanal conseguir o documento após 23 anos, de forma gratuita, é uma conquista. Ele e a esposa Marionita Santos Dias, citam que agora avaliam ampliar a casa, já que ficou mais viável conseguir recursos junto aos bancos.


"São 23 anos esperando e hoje é dia da vitória, dia de alegria. Foi sempre uma burocracia e agora deu certo, nos ligaram para vim receber e para nós foi uma surpresa muito grande, gratuito, pois dinheiro também era uma dificuldade para isso e é a realização de um sonho. Vamos estudar o que melhorar na casa, dar uma ampliada, já que agora conseguimos financiamento", aponta.

A moradora na Vila Mariana, Sandra de Souza Batista, 51, destacou emoção com o momento de receber a escritura da casa, manifestou gratidão aos envolvidos e citou que fica mais tranquila agora junto a família toda no local.

"Não tenho nem palavras para explicar o sentimento. Hoje finalmente conseguimos esse documento, com muita alegria para mim e para toda minha família, pois significa mais segurança não só pra mim, mas pro meu filho, netos e meu irmão acamado que mora comigo. Quero agradecer a prefeitura por essa ação com nós que não temos muitas condições, agradecer a liderança de bairro também e agora temos o que é nosso por direito e podemos melhorar o lugar conforme Deus permitir", disse. 

O diretor da Agehab (Agência Municipal de Habitação) destacou que são mais de 2 mil documentos destes entregues desde 2021 e que a pretensão é atingir 4 mil em 2024.  

"Com isso vamos regularizar 90% da área das comunidades na cidade", frisou. 

Ele ressaltou ainda por esse intermédio, as pessoas obtém mais tranquilidade quanto aos seus direitos em eventuais divórcios, falecimentos, crédito bancários, entre outros, além do fato de que os pontos passam a receber investimentos públicos como asfalto, drenagem e outros, em alguns casos. 

O prefeito Alan Guedes destacou o momento como de "grande alegria", enalteceu o trabalho conjunto da administração nestas entregas e também agradeceu a população pelos encaminhamentos. Outro ponto citado por ele, é que alguns moradores que recebem o documento são de bairros considerados antigos na cidade.

"São famílias que há muitos anos esperam esse documento, o que acontece até em bairros tradicionais da cidade, como por exemplo o Izidro Pedroso,  e pra gente chegar até aqui é um marco, foi um compromisso de trabalho e queremos até o ano que vem dobrar esse quantitativo (documentos entregues)", pontuou.