Na verdade, empresa de MT tinha o mesmo nome de outra do mesmo ramo, sediada em São Paulo

Após confusão, jornal de MT tira pesquisa do ar e empresa muda de nome
Na verdade, empresa de MT tinha o mesmo nome de outra do mesmo ramo, sediada em São Paulo / Foto: Reprodução

Na sexta-feira (06), a reportagem do Jornal Midiamax mostrou que o site de notícias Semana7, do município de Barra dos Garças, localizada 511 km ao leste de Cuiabá, Mato Grosso, havia feito duas publicações baseadas em pesquisa em nome da OpinaData, que alegou nunca ter feito tal levantamento.

Tratavam-se de pesquisas eleitorais que apontavam o atual governador daquele estado, Mauro Mendes (União) à frente na corrida para o Senado e a primeira-dama, Virgínia Mendes, na liderança para uma cadeira na Câmara Federal.

No texto, assinado por ‘Redação’, o site afirma que a pesquisa foi realizada pela OpinaData. A matéria traz gráficos e até o perfil dos entrevistados.

Porém, a reportagem conversou com o proprietário da OpinaData, sediada em São Paulo, que negou ter feito tais pesquisas.

No entanto, conforme apurado pela reportagem, tudo não passou de uma confusão de nomes.

Em nota, o Jornal Semana7 informou que solicitou explicações junto à empresa responsável pela pesquisa e que retirou os materiais do ar.

Na verdade, a pesquisa foi realizada por uma empresa com o mesmo nome, porém, fundada em dezembro de 2023, no Mato Grosso.

Em contato com o Midiamax, o proprietário da OpinaData de MT, Ualison Magalhães Silva, afirmou que, após a confusão, já solicitou a mudança de nome para Pontual Data. “Estamos só aguardando a Receita Federal publicar a alteração”.

Ainda, confirmou que não havia verificado a duplicidade ao abrir a empresa, em 2023.

No entanto, pontuou que a pesquisa, de fato, foi realizada, conforme todos os trâmites. “A pesquisa foi realizada em campo, inclusive com sistema próprio de auditoria, onde e gravada a entrevista afim de auditoria”.

Por fim, pontuou que trata-se de pesquisa de opinião pública e, por não ser ano eleitoral, não é necessário o registro junto ao TSE (Tribunal Superior Eleitoral).