Tempestade forte atingiu o município, com chuva de 45,4 milímetros, raios, trovões e ventos de 45 km/h.

Após calor de 41ºC, chove 42% do esperado para o mês em tempestade de duas horas em Corumbá
Chuva mudou o tempo da "água para o vinho" em Corumbá. / Foto: Anderson Gallo/Diário Corumbaense

Corumbá registrou a segunda maior temperatura do Brasil nesta segunda-feira (23), de acordo com o Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet). Os termômetros alcançaram 41,7ºC no município, com sensação térmica de 46ºC.

O município superou o calorão de Cuiabá (41ºC), mais conhecida como “Cuiabrasa”, famosa por registrar as temperaturas mais altas do Brasil.

Mas, o tempo mudou totalmente na manhã desta terça-feira (24) em Corumbá. Tempestade forte atingiu o município, com chuva de 45,4 milímetros, raios, trovões e ventos de 45 km/h.

Em duas horas, choveu 42% do esperado para o mês na Capital do Pantanal. A temperatura despencou de 30ºC para 24ºC e a umidade saltou de 30% para 45%.


O Instituto Nacional de Meteorologia (Inmet) emitiu alerta laranja de tempestade, nesta terça-feira (24), para os 79 municípios de Mato Grosso do Sul. Com isso, a previsão é de 30 a 60 milímetros de chuva, ventos de 60 a 100 km/h e granizo. 

CUIDADOS
O tempo chuvoso requer cuidados aos sul-mato-grossenses. Confira:

Em caso de chuva: não enfrentar pontos de alagamento ou enxurradas; procurar rotas alternativas no trânsito e dirigir devagar
Em caso de raio: evitar locais abertos; não ficar debaixo de árvores; não ficar próximo a cercas de metal; ficar calçado e desligar eletroeletrônicos da tomada
Em caso de granizo: deve-se tomar cuidado no deslocamento após chuva de granizo, pois o chão fica escorregadio
TEMPESTADE FATAL
Tempestade de grau severo deixou uma criança morta, casas, prédios e escolas destelhadas, árvores caídas, casas sem energia, embarcações deslocadas, semáforos desligados e buracos no asfalto, em 12 de setembro, em Corumbá. 

De acordo com o meteorologista Natálio Abrahão, foram registrados 27 milímetros de chuva, 1.150 raios e ventos de 107,4 km/h em aproximadamente 15 minutos, das 14h30min às 14h45min.

Matheus Alves de Souza, de 7 anos, morreu após queda de telhado do ginásio da Escola Municipal Dr. Cássio Leite de Barros, localizada no bairro Nova Corumbá, durante vendaval que atingiu o município. Outras 11 crianças ficaram feridas.

No momento do temporal, as crianças da segunda e terceira série estavam participando de uma aula de educação física na quadra da escola.

Quando a ventania se intensificou, elas tentaram retornar às salas de aula, mas foram surpreendidas por uma violenta rajada de vento que causou o desabamento da cobertura da quadra.