Sete dos 10 disparos efetuados acertaram o parlamentar. Quatro deles no pescoço, dois no braço direito e um no esquerdo.

Após atentado contra prefeito, deputados pedem exército nas ruas
Deputados pedem proteção militar / Foto: Reprodução

Após o atentado contra o prefeito de Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo (53) anos, na tarde de ontem (17), o presidente da Câmara dos deputados, Pedro Alliana, anunciou que já existe uma força tarefa empenhada na proteção dos parlamentares, inclusive, com profissionais treinados para lidar com situações de terrorismo. 

A iniciativa foi uma exigência dos deputados ao presidente. Além do reforço aos congressistas, também solicitaram que o exército paraguaio esteja nas ruas. A súplica busca reforçar a segurança tanto dos próprios políticos quanto da população.

De acordo com a deputada do município de Honor Colorado, María Rocío Abed de Zacarías, a violência no país está “insustentável'. Zacarías condenou os níveis de brutalidade e ressaltou que o país está nas mãos do crime organizado. 

“Parece a Colômbia dos anos 90, nem uma semana depois do assassinato do promotor Marcelo Pecci e já nos encontramos com esse ataque.'

Ela acrescentou durante o discurso na Câmara, que todos deputados precisam se responsabilizar por não terem feito um julgamento político, na época do presidente da República Mario Abdo Benítez

'Temos que fazer mea culpa e todos somos culpados.'comentou Maria sobre o impeachment de Mario.

O deputado liberal, Édgar Acosta, destacou que deve haver uma forte reação da classe política condenando os autores do ataque ao promotor Marcelo Pecci, morto durante lua de mel com a esposa Claudia Aguilera , na Colômbia , e agora ao prefeito José Carlos Acevedo. 

Os parlamentares pedem a condenação de cúmplices de tráfico de drogas no país, assim como de agentes responsáveis por contrabando e lavagem de dinheiro, tanto políticos, policiais, militares e juízes.

Entenda o caso
Na tarde desta terça-feira (17), o prefeito da cidade Pedro Juan Caballero, José Carlos Acevedo, foi surpreendido com tiros na saída da prefeitura. De acordo com testemunhas, ele foi alvejado no veículo em que estava, com pelo menos 10 disparos. O prefeito foi socorrido em estado grave e segue entre a vida e a morte no hospital local.

De acordo com jornais locais, José Carlos Acevedo recebeu sete dos 10 disparos efetuados. Quatro deles no pescoço, dois no braço direito e um no esquerdo. Conforme o apurado ele passou cirurgias, sofreu uma parada cardíaca e precisou ser ressuscitado.

Os suspeitos ainda não foram identificados e continuam foragidos.