Governo informa que kit escolar será 100% entregue ainda nas primeiras semanas de aula.

Ano letivo começa para 180 mil alunos em MS
São pelo menos 180 mil alunos que iniciam o ano letivo, com término no dia 15 de dezembro. / Foto: Divulgação

Hoje, as 348 escolas da REE (Rede Estadual de Ensino) estarão de portões abertos para recepcionar os estudantes das escolas urbanas e rurais que darão início ao 1º semestre do Ano Letivo de 2023. Ao todo, são 180 mil matrículas em todas as ofertas disponibilizadas pela Rede, como ensinos Fundamental e Médio, programas de Correção de Fluxo, Educação Profissional, entre outros.

Neste ano, haverá 200 dias letivos,. O recesso escolar será entre os dias 17 e 31 julho e o término está marcado para o dia 15 de dezembro.

Além da preparação da equipe docente e administrativa, realizada na Jornada Formativa, os preparativos para a volta às aulas também envolveram reformas nas unidades de ensino e compra de uniformes e kits escolares para os estudantes.

“Para este ano, foram adquiridos mais de 480 mil uniformes e 193 mil kits escolares. Estamos trabalhando para que esses materiais estejam à disposição dos nossos estudantes nos primeiros dias de aulas, com uma logística de entrega iniciada ainda em janeiro para a correta distribuição dos itens para todas as unidades de ensino da Rede”, explicou o secretário de Estado de Educação, professor Hélio Daher.

Com um investimento de R$ 20,3 milhões em uniformes e kits escolares, as entregas já foram concluídas em Campo Grande e nos municípios próximos. Nas demais localidades do Estado, a logística de distribuição está avançada, de modo que a expectativa é que cada estudante receba os materiais ainda nas primeiras semanas de aula.

Em relação às reformas, neste início de ano, a SED (Secretaria Estadual de Educação) informa que mais de 80 Escolas da REE passam por algum tipo de intervenção, seja reforma – parcial/total – ou readequação. Do total, a expectativa é que 25 delas sejam entregues ainda no mês de março e que outras 15 instituições sejam reformadas até maio.

Período - A partir de 2023, a rede passou a contar com 172 Escolas trabalhando com a oferta do Ensino em Tempo Integral. O ETI envolve a ampliação da jornada escolar para estudantes da Educação Básica, sejam eles do Ensino Fundamental ou do Ensino Médio.

O trabalho realizado nas unidades que contam com essa oferta é focado no desenvolvimento de conhecimentos científicos dispostos na BNCC (Base Nacional Comum Curricular) e nos componentes curriculares que têm a cultura como elemento central, como é o caso das Práticas de Convivência e Socialização, Projeto de Vida e das Disciplinas Eletivas, já que a Parte Diversificada também compõe o Currículo destas Escolas. O ensino está presente em 72 das 79 municípios.