A ação coincidirá com o início do defeso, a partir da 0h do dia 05 de novembro (domingo).

Ambiental fará força-tarefa nos rios do Estado no último feriado antes da Piracema
PMA fará força-tarefa nos rios estaduais de MS no feriado. / Foto: Divulgação

A Polícia Militar Ambiental iniciará a Operação Finados no dia 02 de novembro, quinta-feira, visando coibir os crimes ambientais, sobretudo no tocante a pesca, haja vista ser o último feriado antes do início da piracema.

A ação coincidirá com o início do defeso, a partir da 0h do dia 05 de novembro (domingo).

Com a chegada do feriado prolongado, há a previsão de aumento na procura pelos rios do estado, sobretudo pelos pescadores desportivos, que visam aproveitar os últimos dias de pesca aberta.

Além da intensificação no patrulhamento fluvial, a PMA também intensificará as barreiras terrestres no intuito de coibir o transporte irregular de pescado. Vale ressaltar que nos rios federais da bacia do Paraná (Rio Paraná, Rio Paranaíba e Rio Aporé) o defeso já inicia no dia 01 de novembro.

Além disso, aos pescadores que vão aproveitar o feriado para pescar nos rios estaduais do Mato Grosso do Sul, a PMA ressalta que o porte da autorização de pesca emitida pelo Instituto do Meio Ambiente de Mato Grosso do Sul é obrigatório.

Dessa maneira, a fim de evitar o cometimento de crime ou infração ambiental, é de suma importância que o pescador fique atento aos locais em que a pesca é proibida, aos tamanhos mínimos e máximos do peixe capturado e à cota que é permitida em nosso estado.

Por fim, é importante frisar que os pescadores profissionais dos Rios Federais da Bacia do Rio Paraná e os comerciantes devem fazer a declaração de estoque até o dia 03 de novembro, e aos que exercem essa atividade nos demais rios do estado têm até 07 de novembro para fazer a declaração disponível no site do Imasul, conforme prevê a legislação vigente.