Um dos primeiros contatos do bebê com a mãe é através da amamentação, que ainda gera muitas dúvidas e questões, principalmente nas mães de "primeira viagem".

Mas o aleitamento materno é de extrema importância para a saúde tanto da criança quanto da mãe, além de ser um dos passos mais importantes na construção de um elo entre os dois.

Foi o que disseram os especialistas que debateram o assunto no programa Tema Livre, da Rádio Nacional do Rio de Janeiro, que contou com a presença do ginecologista e obstetra Philippe Godefroy, da fisioterapeuta Fernanda Melino, da psicóloga Angélica Nunes, e da coordenadora da neonatologia do Hospital Estadual da Mãe, Cláudia Feitosa.

"A amamentação é de extrema importância para a saúde da mulher e também para o vínculo dela com seu bebê. Espeficamente em relação à mãe, o aleitamento favorece a involução do útero para que ele volte ao tamanho inicial.

Quando o bebe suga, existe a liberação de um hormônio, a ocitocina, que faz com esse útero contraia e volte para o tamanho inicial.

Além disso, a amamentaçaõ tem função de prevenir o câncer de mama e diminui a chance de uma nova gestação, porque inibe a ovulação", ressaltou o obstetra Philippe Godefroy.