Na tentativa de diminuir o fluxo no transporte coletivo, autoridades discutem entrada escalonada às 7h, 7h15 e 7h30 e no período da tarde 13h, 13h15 e 13h30.

Alunos vão entrar com intervalos de 15 minutos para evitar ônibus lotados em Campo Grande

A Rede Municipal de Ensino (REME) volta às aulas dia 26 de julho, e a secretária municipal de Educação, Elza Fernandes, acredita que o escalonamento de horário de 15 minutos para a entrada dos alunos nos dois períodos: matutino e vespertino, e a saída antecipada em relação ao horário tradicional, vai diminuir o risco a covid-19.

A secretária discute com os setores para tentar reduzir o fluxo de passageiros estudantes no transporte público. 

“Serão três momentos para a entrada dos estudantes, às 7h, 7h15 e 7h30, e no período da tarde procederá da mesma forma, reduzindo em 1 hora a saída dos alunos. Com isso, diminuirá o fluxo no transporte coletivo”, pontuou Elza Fernandes. 

A previsão é que a saída dos alunos matutinos aconteça às 10h e às 16h para os alunos do período vespertino.

Retorno com 50%
A Semed também acredita que o retorno de 50% dos alunos, alternando o ensino remoto e o presencial, respeitando o distanciamento social, sem intervalo, sem a entrada dos pais para evitar aglomeração, seguindo o Plano Operacional Padrão (POP), respeitando as normas de biossegurança seja uma solução.

De acordo com o diretor-presidente da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito), Janine de Lima Bruno, o escalonamento de horário é algo discutido há bastante tempo, e que será finalmente implantado.

Também esteve presente o diretor presidente da Agereg (Agência Municipal de Regulação dos Serviços), Odilon Júnior, que ressaltou a importância de analisar as condições contratuais, que é de 2012, e propor eventuais mudanças. Otávio Figueiró, que é diretor-executivo, também enfatiza que o serviço do transporte público não pode parar.

O diretor-presidente do Consórcio Guaicurus, João Rezende Filho, diz que todos os órgãos e entidades estão dialogando para o escalonamento dos horários de funcionários, para contribuir no fluxo de passageiros no transporte coletivo. Além disso, ele sugeriu também, no futuro, a possibilidade de condicionar a gratuidade na passagem, em determinados horários.

Escalonamento do comércio
O presidente da Comissão Permanente de Transporte e Trânsito, vereador Coronel Alírio Villasanti (PSL), disse que fará também reunião  com os órgãos representantes do comércio para que haja o escalonamento. 

“Fizemos um diagnóstico da situação atual, na qual concluímos que uma das saídas para o momento é o escalonamento de horário das redes ensino municipal, estadual e particular. Além disso, estamos trabalhando em quatro frentes: a manutenção e a aglomeração nos terminais, a lotação e a pontualidade de algumas linhas. O transporte coletivo é um direito social, e o dever do parlamentar é fiscalizar, estar atento e promover encontros como esse para levar mais dignidade ao usuário do transporte coletivo”, concluiu o vereador.