As aulas dos alunos do curso de medicina da Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul (UEMS) começam nesta segunda-feira (9), em Campo Grande. Conforme mostrou a reportagem do Bom Dia MS, enquanto as obras do prédio da instituição não terminam, as aulas serão realizadas em uma faculdade particular.

As obras da UEMS na capital sul-mato-grossense já duram mais de um ano. A previsão é que o prédio seja concluído no mês de junho.

A universidade tem um custo de implantação de cerca de R$ 42 milhões. São pouco mais de 16 mil metros quadrados de área, cinco blocos de sala de aula, laboratórios, biblioteca e anfiteatro próprio.

Alguns alunos do curso estiveram no local acompanhando as obras. De acordo com a direção da UEMS, a mudança no início das aulas não deve comprometer o ensino. Eles vão contar com toda parte estrutural de laboratórios onde terão aulas práticas.

Segundo a gerente acadêmica da faculdade que abrigará os estudantes, Danieli Biacio, no turno da manhã são cinco turmas que não utilizam 100% do laboratório. A equipe de profissionais, como professores e coordenadores será da UEMS.

Conforme o reitor da universidade, Fábio Edir dos Santos, cerca de nove cursos de graduação, três mestrados e um de especialização devem funcionar na nova estrutura da universidade. Além da faculdade, outras duas escolas públicas fazem parceria com a universidade.

Dos 48 alunos matriculados na universidade estadual, 20% são do estado. Esses estudantes já sabiam que as obras só terminariam no meio do ano. O curso da nova universidade foi o sexto mais concorrido do país.