Políticos decidiram deixar mais rígido projeto Pracão

Alteração na lei proíbe menores de andar com cães de raças agressivas

Vereadores de Campo Grande aprovaram em regime de urgência na sessão desta terça-feira (19) alterações na Lei do Programa “Pracão”, que permite cachorros e gatos em praças da Capital. Os políticos deixarammais rígido o projeto quando aprovaram as restrições quanto a algumas raças no local, as quais precisarão ser conduzidas por maiores de 18 anos. Antes a exigência era 16 anos.  

Ontem (18), o prefeito Marcos Trad (PSD) já tinha alterado a Lei de número 5.920/2017 e quer ampliar para mais todos os parques de Campo Grande,  a presença de pets e não apenas no Sóter, como regulamenta a lei que já está em vigor.

Os vereadores alteraram a proibição de mais seis raças consideradas de temperamento agressivo, sem as devidas focinheiras, a alteração da idade dos tutores que conduzirão os cães de 16 para 18 anos.

Foram incluídos os chow chows, cane corsos, dogos argentinos, akitas, mestiços e raças afins. Já estavam na lista os cachorros das raças: pit bulls, mastim napolitanos, rottweilers, dobermanns e bull terrier. Entre itens do artigo 5º, também está proibida até a presença de animais/cadelas que estiverem no período do cio.

NOVO PROJETO

O projeto da Prefeitura prevê a implantação de uma área de 5.400 m² para o “Parcão”, nome do novo projeto, com espaço gramado, alambrado de 1,5 m de altura, brinquedos e bebedouros específicos para cães, além de assento para os tutores. O espaço, construído pela iniciativa privada, será administrado pela Funesp.

A criação do “Parcão”, já previsto na Lei n. 5920/2017, aprovado pela Câmara Municipal e sancionada por Trad, destina espaço privativo para lazer, exercício e convívio de cães sem a utilização de guias ou outras formas de contenção do animal.