Baixa pressão e umidade elevam risco de chuvas fortes em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás; temperaturas seguem elevadas em toda a região.

Alerta no Centro-Oeste: Calor intenso e previsão de temporais marcam a jornada desta quarta-feira
Baixa pressão e umidade elevam risco de chuvas fortes em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás; temperaturas seguem elevadas em toda a região. / Foto: MaracajuSpeed

Região Centro-Oeste – O cenário meteorológico nesta quarta-feira (28) é de atenção para os estados do Centro-Oeste. A combinação de calor extremo e alta umidade favorece o aumento das instabilidades, com previsão de pancadas de chuva de intensidade moderada a forte em diversos pontos da região.

Desde as primeiras horas do dia, o norte e o oeste de Mato Grosso, além de áreas de Mato Grosso do Sul, já registram precipitações. Enquanto isso, Goiás apresenta um início de período mais estável, embora o quadro deva mudar entre o fim da manhã e o início da tarde, quando as chuvas ganham força no centro-sul e oeste goiano.

Riscos de Temporais e Fenômenos Climáticos

A previsão aponta riscos específicos para determinadas localidades devido a diferentes sistemas meteorológicos:

Mato Grosso e Goiás: Há risco de temporais severos no sudeste mato-grossense e no sul de Goiás.

Mato Grosso do Sul: A atuação de um sistema de baixa pressão localizado entre o Paraguai e o norte da Argentina potencializa as instabilidades no estado ao longo de todo o dia.

Alerta Localizado: O extremo norte e o nordeste de Mato Grosso do Sul estão sob risco iminente de temporais.

Temperaturas Elevadas

Apesar das chuvas, o alívio no termômetro será momentâneo. As temperaturas permanecem elevadas em Mato Grosso, Mato Grosso do Sul, Goiás e no Distrito Federal, com o predomínio do calor intenso durante todo o período.