Iniciativa já presente nos estados do Centro-Oeste promove agricultura regenerativa e participação no mercado de carbono.

A Agoro Carbon Alliance, negócio global da Yara Internacional, líder mundial em nutrição de plantas, fará sua estreia no Showtec 2024, de 21 a 23 de maio, na Fundação MS de Maracaju, no Mato Grosso do Sul. O objetivo da marca, que estará dentro do estande da Yara Brasil, é destacar para o público da feira a importância de práticas sustentáveis e as oportunidades que o mercado de carbono oferece.

Por meio do trabalho da Agoro Carbon, o produtor pode receber pelos créditos de carbono obtidos através da captura e armazenamento de carbono no solo, que serão vendidos no mercado internacional. O aumento do carbono no solo, com adoção de práticas sustentáveis, é considerado uma das formas mais eficientes de reduzir as emissões de gases de efeito estufa.

“O principal foco do programa é o produtor rural, nossa prioridade é que ele receba todo suporte técnico e expertise agronômica para a implementação de ações sustentáveis que promovam a melhoraria e a saúde do solo”, afirma Evelin Krebsky, head da Agoro Carbon Alliance no Brasil. "Os agricultores brasileiros estão na vanguarda no que diz respeito ao sequestro de carbono. Eles têm uma oportunidade única de contribuir para a mitigação das mudanças climáticas e serem remunerados, por meio dos créditos de carbono gerados em suas propriedades”, completa.

No Brasil, a iniciativa já está presente nos estados de Mato Grosso, Mato Grosso do Sul e Goiás, com planos de expansão para outras regiões. Entre as ações para essa ampliação, desde março a Agoro Carbon estabeleceu um acordo com o Banco Santander. Na prática, a parceria consiste na oferta de crédito que o Banco disponibiliza para negócios sustentáveis, com recursos próprios ou a partir do Renovagro (antigo Programa ABC - Agricultura de Baixo Carbono) e linhas do BNDES.