Afinal, por que Nestor Cerveró possui um olho mais baixo que o outro?
/ Foto: Reprodução

Apesar de ter sido preso pela Polícia Federal, por ser acusado como um dos principais articuladores do esquema de propina na Petrobrás, outro fator sobre ele chama a atenção e gera curiosidade entre as pessoas: seus olhos.

Nunca foi falado oficialmente sobre seu estado de saúde oftalmológico, mas alguns médicos especulam que um dos problemas seja a chamada ptose.

A ptose é uma doença que faz a pálpebra superior cair sobre o olho, gerando não só um problema estético aparente, mas também supostos problemas na visão se a queda da pálpebra for muito acentuada.

É possível que uma pessoa já nasça com ptose, o que seria caraterização como uma leve má formação fetal. Um dos casos mais conhecidos do tipo é da socialite, atriz e cantora Paris Hilton. Além disso, também existe a possibilidade do problema ocorrer devido à pancadas, velhice ou por AVC. Apesar de causar um efeito muito desagradável, é possível recorrer à cirurgia plástica para resolver o problema.

Mas, Nestor Cerveró parece ter um caso ainda mais avançado, o que faz os especialistas acreditar que também possua uma combinação com outra doença, chamada exoftalmia – uma condição que faz o olho parecer saltado para fora da órbita. Boa parte disso é provocado por um acúmulo de gordura na região, o que favorece a expulsão do globo ocular.

Um dos exemplos mais clássicos de exoftalmia é a do ator e humorista Fernando Caruso, que ficou famoso, entre outras coisas, pela capacidade em “arregalar” os olhos, tornando-os bastante saltados.

A exoftalmia é provocada pela chamada Doença de Graves. De acordo com relatos clínicos, o problema ocorre por uma estimulação exagerada da tireoide através de anticorpos do próprio corpo. Por tanto, pacientes com exoftalmia podem apresentar hipertireoidismo.

Na Internet, as teorias “pipocam” e milhares de explicações já surgiram, inclusive internautas que afirmam ser um tipo de “castigo” por seu comportamento desonesto.