Administrar o tempo da prova é um dos desafios do Enem
Os candidatos terão terão 4 horas e 30 minutos para a prova do dia 24 e 5 horas e 30 minutos para a do dia 25 de outubro. / Foto: Enem/Divulgação

O candidato deve traçar estratégias e se programar para concluir as questões e a redação dentro dos prazos estipulados.

Os candidatos terão terão 4 horas e 30 minutos para a prova do dia 24 e 5 horas e 30 minutos para a do dia 25 de outubro.

O Exame Nacional do Ensino Médio (Enem) de 2015 será aplicado em 24 (sábado) e 25 (domingo) de outubro. Os inscritos farão quatro provas objetivas, cada uma com 45 questões de múltipla escolha, além de redação.

No primeiro dia de prova, os estudantes terão 4 horas e 30 minutos para responder questões de Ciências Humanas e suas tecnologias e de Ciências da Natureza e suas tecnologias.

Os conteúdos abordados no segundo dia da prova serão Linguagens, Códigos e suas tecnologias, Matemática e suas tecnologias e redação. O tempo para responder os itens e escrever o texto será de 5 horas e 30 minutos.

É essencial que o participante saiba administrar o tempo para ler as questões e preencher a ficha de resposta. “Não é só resolver a prova, é procurar caminhos mais rápidos que vão dar aquela solução ou permitir ao estudante chegar àquela resposta”, comenta professor George Gonçalves, coordenador de turmas de Ensino Médio.

“Então, às vezes, não é necessário chegar ao final da resolução da questão para chegar à alternativa correta da mesma”, explica.

Professor de Matemática, Marden Júnior recomenda que os candidatos verifiquem todas as perguntas antes de respondê-las.

“Ainda que ele esteja muito bem treinado, vai chegar lá na questão 40 com o tempo estourado. A estratégia está em dar uma lida completa na prova, olhar as questões, classificar como médias, fáceis e difíceis e fazer primeiro as fáceis, para não dar sopa ao azar.”

As provas do Enem começam às 13h30. O candidato terá acesso ao local onde será aplicado o exame a partir das 12h. Os portões serão fechados às 13h, em todas as unidades da Federação.

Deverá ser respeitado o horário de Brasília. É importante que os inscritos no Enem 2015 estejam atentos às variações de horário em suas localidades por conta do horário de verão, que começará às 00h do dia 18 de outubro (domingo).

Ao contrário das edições anteriores do exame, nas quais o cartão de confirmação de inscrição era enviado pelos Correios, este ano, o documento terá formato digital e estará disponível na internet.

O Exame Nacional do Ensino Médio é um mecanismo de democratização do acesso às políticas públicas de educação.

Com a nota obtida no Enem, o estudante pode tentar vaga na educação superior por meio do Programa Universidade para Todos (ProUni), que permite a estudantes brasileiros de baixa renda obter bolsas de estudos integrais e parciais (50% da mensalidade) em instituições particulares de educação superior.

O resultado também é requisito para receber o benefício do Fundo de Financiamento Estudantil (Fies), participar do programa Ciência sem Fronteiras e ingressar em vagas gratuitas dos cursos técnicos oferecidos pelo Sistema de Seleção Unificada da Educação Profissional e Tecnológica (Sisutec).

Estudantes maiores de 18 anos podem também obter a certificação do Ensino Médio por meio do Enem.