Somente neste ano o Ciatox já atendeu 75 casos por telefone.

Acidentes com escorpiões aumentam no calorão; Secretaria de Saúde de MS faz alerta
Escorpião. / Foto: Freepik

Com calorão, os incidentes com escorpião podem aumentar. A Secretaria Estadual de Saúde (SES) emitiu alerta, por meio do Centro de Informação e Assistência Toxicológica (Ciatox), para os riscos de acidentes com a espécie.

Pyetro Gabriel Arguelho, de 5 anos, morreu nesta terça-feira (22) em Campo Grande (MS), uma semana depois de ser picado por um escorpião em casa, no município de Ribas do Rio Pardo.

No período de janeiro a junho deste ano, a SES registrou 2.234 casos de acidentes com escorpiões, sendo 673 somente em Campo Grande. O Ciatox possui suporte técnico-científico, orientação, conduta em toxicologia clínica e notificação, podendo ser acionado pelo telefone. Somente neste ano o Ciatox já atendeu 75 casos por telefone.

O médico e responsável clínico pelo Ciatox, Alexandre Moretti de Lima, diz que a atenção da população é importante, em especial devido ao aumento das temperaturas.

“Vamos ver agora com o início da primavera e também do verão, quando as temperaturas tendem a ficar mais altas, uma maior quantidade de casos, pois os escorpiões saem das suas tocas, dos seus esconderijos e é aí que acontece o acidente, então é preciso ter o cuidado”.

Atenção aos cuidados
Para evitar acidentes com escorpião, o Ciatox recomenda:

Uso de água sanitária nos ralos e frestas de portas;
Instalação de barreiras mecânicas nas portas;
Evitar o acúmulo de entulhos;
Fechar frestas e rachaduras nas paredes, evitando que o animal entre nas residências;
Manter o ralo do banheiro fechado após o banho;
Manter as caixas de gordura bem vedadas.

Medidas para serem feitas caso for picado
Caso ocorra um acidente, lave o local da picada com água e sabão. A vítima deve procurar, imediatamente, a unidade de saúde mais próxima para melhor atendimento.
Na unidade de saúde o paciente fica em observação e é avaliado quanto a gravidade do quadro.
E ao matar um escorpião, se possível, recolha e leve ao Centro de Controle de Zoonoses (CCZ) de seu município para auxiliar na identificação e medidas de prevenção e controle da espécie na sua cidade.