Fernanda, de 21 anos, estuda Letras na UFMS.

Acadêmica de Aquidauana conquista bolsa de intercâmbio na Colômbia
/ Foto: Reprodução

A estudante do sexto semestre do curso de Letras da UFMS (Universidade Federal de Mato Grosso do Sul) de Aquidauana, Fernanda Borges, 21 anos, conquistou uma bolsa de estudos na Universidad Libre, em Bogotá, capital da Colômbia.

A disputa é semestral, apenas uma vaga para concorrer entre todos os estudantes do curso do Estado. “É selecionado aquele aluno que tem maior média acadêmica. No semestre passado havia me inscrito, mas fiquei em terceiro lugar. Nesse me candidatei novamente e consegui”, conta Fernanda.

O intercâmbio faz parte do BRACOL, que é o Programa de Intercâmbio de Estudantes Brasil-Colômbia. Pelo programa, as universidades brasileiras têm acordos de parceria com os centros universitários da Colômbia. No caso do curso de Letras, os selecionados têm uma imersão na cultura e na língua espanhola pelos seis meses de um semestre.

“Para mim sempre foi um sonho fazer intercâmbio na graduação, principalmente pela área da Língua Espanhola, que escolhi pra ter essa experiência de imersão. Também é um sonho toda a vivência internacional que nos proporciona, o contato com a cultura e tudo mais”, relata a estudante.