A 202 km/h, brasileiro registra recorde mundial de velocidade em bicicleta

Em 26 de novembro de 2017  o ciclista profissional Evandro Portela entrou para a história. Não pelo resultado de uma competição, mas por um recorde mundial obtido em uma estrada do Paraná, com uma bicicleta convencional e usando apenas a força das próprias pernas.

Por cerca de 30 minutos a BR 277, entre Curitiba e São José dos Pinhais, ficou interditada para testemunhar a maior velocidade já atingida em uma bicicleta convencional, sem o ciclista ser rebocado e em uma estrada de rodagem comum. Portela atingiu a marca de 202 Km/h, no tempo de 6’32”733, em um trecho de 11 quilômetros, pedalando no vácuo de um carro e em estrada de rodagem comum.

No vácuo do carro: estrutura de acrílico amenizou efeito do vento sobre o ciclista. Foto: Divulgação

“É uma emoção muito grande, um sonho conquistado e um grande desafio. Não foi fácil, enfrentei um vento contra de 20 km/h, que dificultou muito a minha progressão de velocidade. Quando estava em 190 km/h já não enxergava mais nada, a roda traseira já estava no ar, mas consegui controlar a bike e manter. Persisti e batemos a marca! Foi muito difícil, mas compensador”, declarou o ciclista ao final do desafio.

Evandro iniciou pedalando sem apoio do carro até ganhar 50 km/h, quando entrou no vácuo do carro para acelerar até a velocidade final. O carro, preparado para a ocasião, foi um Subaru WRX 4X4 350 CV turbo, pilotado por um motorista com experiência em alta velocidade, e estava estruturado com uma carenagem de acrílico na traseira para quebrar o vento que atingiria o ciclista, criando o “vácuo” necessário.

Foi usada uma bicicleta comum de estrada, mas com todos os rolamentos de cerâmica, para reduzir o atrito e suportar a velocidade; a roda da frente era de alumínio, para ser mais pesada e estável que uma de carbono; os raios da roda traseira eram achatados, para uma menor resistência com o ar; a roupa foi desenvolvida para cortar o vento, pela Mauro Ribeiro Sports; e os pneus eram do modelo Grand Prix 4-Season, da Continental, que não furam. Mas o que chama atenção na bike sem dúvida é o tamanho da coroa, de 105 dentes.

Uma grande estrutura de segurança e apoio foi montada por Ecovia, Polícia Rodoviária Federal, Departamento de Estradas e Rodagem (DER-PR), e Prefeitura de São José dos Pinhais, na Rodovia BR 277, no Paraná. A largada foi no começo da manhã, em frente ao prédio da Editel, seguindo até o Viaduto da Rui Barbosa, no município de São José dos Pinhais. O trânsito foi suspenso para que o desafio se completasse.

Evandro não pretende descansar e já lançou o próximo desafio, que é chegar a 280 km/h. Pela postagem que fez no Facebook logo após o desafio na BR 277, temos uma pista de onde pode ocorrer isso: Bonneville Salt Flats, um deserto de sal nos Estados Unidos, famoso por ser palco de desafios de alta velocidade e pelas corridas com veículos que chegam a ultrapassar os 1000 km/h.

Preparação

Depois de competir profissionalmente nas décadas de 1990 e 2000, somando cinco circuitos europeus e muitas conquistas, Evandro começou a treinar ciclismo em velocidade extrema. Já são 10 anos de muito treino e cerca de 800 km por semana para se preparar para este tipo de desafio. O ciclista ficou famoso nas redes sociais ao começar a postar seus vídeos de treino, chegando até então à velocidade máxima de 184 Km/h, em julho deste ano. Seus vídeos chegaram a milhões de visualizações.

O atleta possui no currículo 16 anos (1990 – 2006) de carreira profissional, com cinco temporadas no Circuito Europeu e 10 anos entre os 10 tops ciclistas das Américas. Entre importantes competições mundiais estão participações na Vuelta Espanha e Volta a Portugal. Entre as conquistas: Campeão do Tour Del Leste da França, em 1997; 3º colocado geral da Vuelta a Madri 1997, 5 vezes campeão geral na Volta de Santa Catarina, passando pela temida Serra do Rio do Rastro, Campeão Brasileiro de Pista 4×4000, entre outros.

A 202 km/h, brasileiro registra recorde mundial de velocidade em bicicleta