95% dos filmes indicados ao Oscar já foram pirateados na web
Dos filmes indicados ao Oscar 2015, Dois Dias, Uma Noite foi o mais rápido a ter uma versão pirata disponível na internet

 Um levantamento organizado pela equipe do site TorrentFreak junto com o especialista Andy Baio revelou que 95% dos filmes indicados ao Oscar 2015 já podem ser baixados em sites de download pirata. Segundo a pesquisa, 34 dos 36 filmes estão disponíveis em indexadores de torrents e outras páginas.

Os únicos filmes que ainda não apareceram na internet são Song of the Sea, indicado na categoria melhor animação, e Glen Campbell: I’ll Be Me, indicado a melhor canção original.

Desses 95% pirateados, nem todos foram disponibilizados em qualidade de DVD, e alguns estão online apenas como gravações feitas de dentro da sala de exibição. Segundo o estudo, a maior fonte de vazamento de cópias é a própria Academia de Hollywood, responsável pela avaliação e indicação dos candidatos ao Oscar.

Um filme demora em média 25 dias para vazar online depois de suas primeiras exibições, anteriores ao lançamento para o público. Ainda de acordo com os dados obtidos pelo TorrentFreak, o filme Dois Dias, Uma Noite foi o mais rápido a ter uma cópia disponível na web: cerca de dois meses antes do lançamento oficial nos Estados Unidos.

A cerimônia do Oscar será realizada no dia 22 de fevereiro, em Los Angeles, Estados Unidos. Entre os indicados estão cinebiografias de dois grandes nomes da ciência e da tecnologia: Stephen Hawking, com A Teoria de Tudo, e Alan Turing, com O Jogos da Imitação.