Dos 72 municípios, 25 inclusive estão acima de 100%, já que as doses enviadas renderam mais do que o previsto.

72 municípios de MS já aplicaram mais de 90% das vacinas enviadas
72 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul já aplicaram mais de 90% das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. / Foto: Divulgação

Com imunização em destaque nacional, 72 dos 79 municípios de Mato Grosso do Sul já aplicaram mais de 90% das vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Um dos fatores é que o governo estadual distribui as doses a todas as cidades do Estado, em menos de 12 horas, por meio de uma logística eficiente.

Dos 72 municípios, 25 inclusive estão acima de 100%, já que as doses enviadas renderam mais do que o previsto. Segundo os dados da SES (Secretaria Estadual de Saúde), as cidades com mais efetividade na vacinação são Douradina (107,78%), Santa Rita do Pardo (107,05%), Batayporã (105,74%), Juti (105,63%) e Rio Negro (105,52%).

Entre os municípios com índices menores de aplicação aparecem Aquidauana (89,46%), Anaurilândia (89,26%), Dourados (88,51%), Rio Brilhante (88,20%) e Bandeirantes (83,68%). (Confira o boletim completo).

O governador Reinaldo Azambuja desde o início da imunização incentivou os municípios a promoverem mutirões de vacinação, tendo como lema “vacina no braço e não na geladeira. Também conscientizou a população a tomar a segunda dose da vacina quando chegasse sua vez no calendário estabelecido por seu município.

Para incentivar os municípios a adiantar a aplicação de vacinas, também resolveu pagar incentivo financeiro às cidades que atingirem um alto índice de vacinação contra a Covid-19. A distribuição de valores é feita com base na população dos municípios, estimada para o ano de 2020 pelo Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE).

O secretário de Estado de Saúde, Geraldo Resende, enfatizou que Mato Grosso do Sul foi pioneiro na criação do incentivo financeiro aos municípios e para continuar o processo de imunização, os valores repassados nos próximos três meses terão acréscimos de recursos.

“Por determinação do governador Reinaldo Azambuja vamos aumentar os valores a serem repassados aos municípios. Esse incentivo tem como objetivo premiar as equipes que trabalham aplicando as vacinas no nosso Estado”, ressaltou Resende. A SES irá distribuir aos municípios R$ 11.924.589,60 que aplicarem pelo menos 90% das doses recebidas no período.

Segundo os dados do “Vacinômetro” 76% da população do Estado já recebeu ao menos a primeira dose e 58% dispõe da imunização completa (segunda dose e dose única). Se levarmos em conta a população adulta se chega ao percentual de 94% (1° dose) e 77% (completa).