6 hábitos das pessoas excepcionalmente populares

Existem pessoas que são naturalmente agradáveis. Muitos atribuem isso a fatores como sorte, beleza exterior ou um talento social. Mas, na verdade, o que leva uma pessoa a ser querida é algo que está sob o controle de cada um: inteligência emocional.

A UCLA (Universidade da Califórnia) elaborou um ranking com mais de 500 adjetivos, baseados em seu significado e grau de agradabilidade. Os adjetivos mais bem votados não se relacionavam com inteligência ou beleza (características natas). Em vez disso, os adjetivos melhor classificados foram sinceridade, transparência e capacidade de compreensão.

Esses adjetivos e outros como eles descrevem pessoas que possuem habilidades sociais e inteligência emocional. Outra pesquisa, da TalentSmart, mostrou que as pessoas que desenvolvem esses comportamentos não são apenas mais simpáticas, mas também superam outras por uma grande margem.

Levando esses fatores em conta, a revista Forbes elaborou uma lista com hábitos das pessoas emocionalmente inteligentes. Veja abaixo seis delas:

Fazem perguntas

O maior erro que as pessoas cometem ao ouvirem o próximo acontece por que elas estão muito preocupadas no que vão dizer em seguida. Além disso, elas focam em como o que está sendo dito é capaz de afetá-las, então falham em ouvir bem. Embora as palavras saiam de maneira clara, o sentido se perde.

Uma maneira simples de evitar que isso aconteça é fazer muitas perguntas. As pessoas gostam de saber que você está prestando atenção e uma pergunta demonstra isso: você também se importa com o que elas estão dizendo.

Guardam os celulares

Poucas situações irritam como conversar com alguém que está mais preocupada com o celular. Quando se comprometer com uma conversa, foque sua energia nela. Você perceberá que os diálogos se tornam mais agradáveis quando se é participativo.

São verdadeiras

Ser uma pessoa honesta e verdadeira é essencial para ser querido. Ninguém gosta de um falso. As pessoas gravitam em torno de quem é honesto por que sabem que podem confiar.

Não julgam

Se você deseja ser uma pessoa querida, deve ter uma cabeça aberta. Ninguém quer conversar com uma pessoa cuja opinião sobre o assunto já está formada. Manter a cabeça aberta é importante no ambiente de trabalho, quando essa característica sugere que você está disposto a abarcar novas ideias e ajudar os colegas.

Para eliminar preconceitos e julgamentos, você precisa enxergar o mundo usando os olhos de outras pessoas.

Não procuram atenção

As pessoas tendem a rejeitar os desesperados por atenção. Você não precisa desenvolver uma personalidade extrovertida para se tornar uma pessoa querida. Apenas seja amigável e confiante. Em seguida, você perceberá que os outros serão mais atenciosos se você mostrar que são importantes.

São consistentes

Quando uma pessoa aborda você, gosta de saber com quem está lidando e que tipo de resposta pode esperar. Ser consistente significa ser confiável. Você precisa garantir que suas variações de humor não afetam como você trata outras pessoas.