Os cuidados com o corpo são essenciais para uma vida saudável e próspera, principalmente se tratando de saúde. Cuidar da alimentação, estresse, postura e outras, são essenciais para o bom funcionamento do organismo.

5 Hábitos comuns que prejudicam a sua saúde e como mudá-los
/ Foto: WEB

Qualquer problema nessa equação pode provocar problemas que muitas vezes são irreparáveis. Alguns hábitos comuns, frequentemente reproduzidos no cotidiano, podem ser mudados para benefício do corpo e mente, podendo aumentar a qualidade de vida de quem os pratica.

1- Dar a descarga com a tampa levantada

Muitas pessoas tem a prática de dar a descarga sem abaixar a tampa. Isso faz com que milhares de micro-organismos sejam lançados no ambiente. Com isso, infectam o indivíduo ou se alojam em outros lugares, como nas escovas de dente, paredes, sabonetes, toalhas, roupas e derivados. Dessa forma aumenta-se a probabilidade de contágio e consequentemente, desenvolvimento de doenças.

Sendo assim, dar a descarga apenas quando a privada estiver com a tampa é uma boa estratégia para diminuir expressivamente a dispersão desses organismos.

2- Não fazer alongamentos no início do dia

O alongamento, como o próprio nome diz, é a forma de esticar os músculos e essa prática leva a uma melhor distribuição sanguínea pelo corpo. Normalmente, ao acordar, inicia-se a rotina de sempre, ir ao banheiro, escovar os dentes e preparar o café da manhã. Porém, especialistas apontam que caso fossem destinados alguns minutos para o alongamento, além de tirar a sonolência que muitas vezes se faz presente, ele pode deixar o indivíduo mais preparado para o estresse e aumentar a produtividade durante o dia.

Destinar os primeiros minutos do dia à exercícios de alongamento pode contribuir para uma melhor disposição no resto dele. O ideal é conversar com um especialista para entender qual a melhor forma de fazê-lo.

3- Pular pausas no trabalho

O trabalho é um dos ambientes causa mais estresse. O Brasil apresenta o segundo maior nível de estresse no trabalho de acordo com a International Stress Management Association. Isso acontece porque é o lugar onde muitas cobranças são feitas, tanto pessoal quanto externamente. Esse quadro pode gerar uma série de malefícios ao corpo, podendo causar ou potencializar doenças como a ansiedade, depressão, gastrite, síndrome do pânico e Síndrome de Burnout (um esgotamento provocado pelo auto cobrança).

As pausas podem ser milagrosas em casos como esse, portanto fazê-las com regularidade é essencial. No almoço, aproveitar esse tempo para descansar a mente fará com que sua produtividade melhore. Fazer pausas para ir ao banheiro, beber água, andar um pouco também é importante para manter o bom funcionamento do organismo, ajudando inclusive na circulação sanguínea, muitas vezes prejudicada por longos períodos sentado.

4- Comer qualquer coisa e em excesso

A alimentação é uma das formas mais rápidas e eficazes de cuidar da saúde. Uma dieta baseada em sanduíches, sorvetes, carnes, salgadinhos e refrigerantes, pode conter uma concentração de gorduras, açúcares e proteínas em excesso. Este exagero provoca debilitação dos órgãos vitais, prejudicando o coração, rim, fígado, estômago e intestino. Além disso, uma dieta rica em açúcares e gorduras podem comprometer a saúde mental do indivíduo, podendo desenvolver depressão, mal de alzheimer e outros.

Optar por refeições mais balanceadas é uma forma de combater esse hábito ruim. O ideal é sempre consumir legumes, verduras, grãos e proteína. Se possível, fazê-las de 4 em 4 horas, ajudando no funcionamento do metabolismo. Recomenda-se também a procura por um especialista em nutrição.

5- Não lavar as mãos para comer

Lavar as mãos é uma das formas mais básicas de se evitar bacterioses e viroses. Em qualquer parte do dia, as mãos entram em contato com uma diversidade de superfícies, desde de a mesa da cozinha aos postes de ônibus ou metrô.

Principalmente em lugares de uso público, as chances de entrar em contato com algum patógeno são sempre presentes.

Sendo assim, as mãos podem concentrar uma alta taxa de agentes infecciosos e quando não são higienizadas corretamente, esses agentes podem ser inalados, ingeridos ou podem penetrar as mucosas do olho, por exemplo. A higienização depois de voltar de lugares como ruas, banheiros e do trabalho são extremamente importantes para evitar possíveis doenças.


Apoio: Amil Dental