Animal completa um ano esta semana e sua mãe já espera novo filhote, que ainda não se sabe se também será branco. Existem menos de 13 leões com a mutação genética na natureza e 300 em cativeiro.

Zoológico exibe filhote raro de leão branco
Filhote de leão branco come um pássaro morto no zoo Al Zawra, em Bagdá, no Iraque, em foto de 15 de junho / Foto: Reuters/Khalid al-Mousily

Um zoológico do Iraque exibiu um filhote raro de leão branco para marcar o primeiro aniversário do animal nesta semana, e autoridades revelaram a esperança de dar as boas-vindas a mais um dos felinos incomuns nas próximas semanas.

O leão nascido no zoológico Al Zawra, em Bagdá, foi o primeiro a vir à luz no país.

Autoridades dizem que sua mãe está grávida novamente e torcem para que o próximo filhote também seja um leão branco.

"Esperamos que outro nascimento de um filhote de leão branco ocorra deste mesmos pai e mãe, já que eles têm os mesmos genes, que é a brancura", disse Seif Taufiq, treinador de leões e tigres do zoológico.

"Se Deus quiser, cem por cento, dará à luz a um filhote de leão branco", acrescentou.

Os leões brancos são uma mutação genética única das áreas dos Parques Nacionais Timbavati e Kruger do sul da África, e estiveram tecnicamente extintos durante ao menos 12 anos até serem reintroduzidos à vida selvagem em 2004.

Acredita-se que existem menos de 13 leões brancos na natureza e no máximo 300 em cativeiro, de acordo com a entidade Proteção Global do Leão Branco.
O zoológico, cuja população de animais foi dizimada durante a guerra de 2003, permite visitas ao leão branco duas horas por dia.