Windows 10 terá suporte para vídeos com resolução 8K

A Microsoft está olhando além do 4K com o Windows 10 e pretende levar o suporte 8K para o sistema, anos antes de TVs, monitores e conteúdos para essa resolução de tela tornem-se amplamente disponíveis.

O suporte 8K para o Windows 10 estará disponível para telas maiores do que 27 polegadas, segundo um slide apresentado pela Microsoft durante o evento WinHEC em Shenzhen, na China.

TVs de tela grande baseadas em resolução 8K causaram barulho em diversos eventos de tecnologias, como a CES, mas ainda estão a anos de distância de chegarem realmente ao mercado. Os usuários ainda estão indo HD convencional para o novo padrão 4K, e podem levar vários anos até que as telas de PCs comecem a suportar o 8K.

A maioria das grandes fabricantes de TV mostraram protótipos de telas 8K. A emissora japonesa NHK está testando transmissões em 8K para os Jogos Olímpicos de 2020, que serão realizado em Tóquio.

Os displays 8K mostrarão imagens em uma resolução de 7680x4320. O suporte para 8K será embutido no Windows 10 para PCs, e os monitores 8K precisarão ser ligados nas conexões específicas. As fabricantes também podem surgir com PCs “tudo em um” 8K no futuro.

As fabricantes já propuseram um novo conector SuperMHL para vídeo 8K, e a VESA (Video Electronics Standards Association) propôs o padrão Embedded DisplayPort (eDP) 1.4a para suportar 8K em laptops, aparelhos móveis e PCs.

O Windows sempre foi forte em games e plataformas multimídia, e quando o 8K sair, os entusiastas por tecnologia, como os gamers, não precisarão esperar por um novo sistema que suporte essa resolução.