Aplicativo não pode ser atualizado nos modelos antigos, diz empresa

Whatsapp vai parar de funcionar em celulares antigos; saiba quais e quando

O Whatsapp havia anunciado anteriormente o fim do serviço para aparelhos com sistemas operacionais antigos. O prazo final para que os usuários do aplicativo usassem o serviço era até esta sexta-feira (30), porém foi adiado para quase todos os modelos.

Apenas o modelo Nokia Symbian S60 deve ter o fim do serviço nesta sexta. Em um anúncio oficial à imprensa, a empresa, que pertence ao gigante Facebook, informou que "alguns recursos poderão para de funcionar a qualquer momento" nesses aparelhos antigos.

A companhia esclarece que, nesses celulares antigos, os sistemas operacionais possuem limitações que impedem o aplicativo de se atualizar. Ela recomenda que os usuários troquem seus aparelhos por modelos mais novos. Atualmente, o Whatsapp tem 1,2 bilhão de usuários - 10% só no Brasil.

A decisão do Whatsapp de cancelar seu funcionamento para celulares antigos foi questionada pela associação de defesa do consumidor, Proteste. Segundo a associação, há pessoas que usam aparelhos ultrapassados por terem acesso aos serviços de telefonia de todas as operadoras do país.

Confira quais serão os modelos que não terão mais o serviço do Whatsapp, e qual é o prazo para o fim dos serviços:

- BlackBerry OS e BlackBerry 10: 10 dias após o dia 31 de dezembro de 2017;
- Nokia S40: após o dia 31 de dezembro de 2018;
- Nokia Symbian S60: após o dia 30 de junho de 2017
- Windows Phone 8.0 e anteriores: após dia 31 de dezembro de 2017;
- Aparelhos com Android versão 2.3.7 ou anteriores: após dia 1º de fevereiro de 2020.