Beto Azambuja chegou e foi embora em uma camionete, sem conversar com a imprensa.

Vostok: depoimento de irmão de Reinaldo Azambuja na sede da PF dura 1h
Roberto Silva, conhecido como Beto Azambuja, irmão de Reinaldo Azambuja. / Foto: Divulgação

Durou uma hora o depoimento do irmão do governador Reinaldo Azambuja (PSDB), Roberto de Oliveira Silva, conhecido Beto Azambuja. Ele foi um dos intimados a responder as perguntas feitas pela PF (Polícia Federal) neste fim de tarde de terça-feira (3), em Campo Grande, no desdobramento da Operação Vostok.

Acompanhado pelo advogado de Reinaldo, Gustavo Passarelli, Beto chegou por volta das 17h e teve que responder perguntas referentes ao suposto esquema de corrupção delatado pelos irmãos Wesley e Joesley Batista, donos da empresa JBS. Eles afirmaram que pagavam propina para receber incentivos fiscais em Mato Grosso do Sul.

Para esconder o dinheiro ilegal, os operadores do esquema teriam emitidos notas fiscais frias de compra e venda de gado em Aquidauana. Estariam envolvidos o frigorífico Buriti e vários nomes da cúpula governista, como o ex-secretário de Fazenda e atual conselheiro do TCE (Tribunal de Contas do Estado), Márcio Monteiro.

Conforme uma das testemunhas ouvidas pela PF e que conversou com a reportagem do Jornal Midiamax, o desdobramento da Operação Vostok quer saber a procedência de R$ 12 milhões que estava em conta bancária que teria sido usada para esses pagamentos.

Mais de 110 pessoas, entre investigados e testemunhas, serão ouvidos por delegados que vieram de Brasília (DF) para coletar as informações no Mato Grosso do Sul. Beto é pecuarista e consta no TRE (Tribunal Regional Eleitoral) como doador da campanha de Reinaldo, tendo repassado em 2014 a quantia de R$ 700 mil.

Também são ouvidas testemunhas e investigados em São Paulo, Paraná, Mato Grosso e Ceará. Além de Beto Azambuja e Márcio Monteiro, prestaram depoimentos várias pessoas, como a esposa do ex-prefeito de Porto Murtinho, Nelson Cintra. Já o próprio Nelson Cintra irá depor às 10h desta quarta-feira (4).

Os depoimentos de hoje acontecem após o STJ determinar nesta terça-feira uma ação coordenada de desdobramento da Operação Vostok, decorrente do IPL (Inquérito Policial) 1.190, após cumprimento dos mandados de busca, apreensão e quebra de sigilos telefônicos e fiscais realizados em 2018.

Em setembro do ano passado a deflagração da Operação Vostok pela Polícia Federal resultou na prisão do filho do governador, Rodrigo de Souza e Silva, de Márcio Monteiro, Nelson Cintra, o deputado estadual Zé Teixeira e outras quatro pessoas.