Período de acasalamento tem feito os animais silvestres aparecerem com mais frequência na Capital.

Visitantes ilustres, curiango e curicaca, são capturados em residências
Curiango é "especialista" em camuflagem. / Foto: Guarda Municipal

Moradores da Capital foram surpreendidos por visitantes ilustres nesta sexta-feira (08), em Campo Grande. Só nesta manhã cinco aves foram capturados pela Patrulha Ambiental da Guarda Municipal. Na primeira captura, os agentes resgataram uma curiango que não conseguiu mais voar depois de quebrar a asa ao cair no chão da lavanderia da uma residência na Rua Deolinda Pereira de Souza, no Bairro Pioneiros. Após a queda o morador colocou o animal em uma gaiola até a chegada dos guardas.

Na segunda ação foram capturados três periquitos na Rua Edicel Menezes de Nogueira, no Bairro Rouxinóis. Eles foram encontrados caídos no chão por uma moradora, que estava retornando para sua residência a pé, na noite de ontem. Eles também foram mantidos em uma caixa de papelão até a chegada dos agentes.

Por fim, outra ave da espécie curicaca também foi resgatada no Bairro Jardim Pênfigo, depois de cair nos fundos de uma residência. Todos os animais capturados foram levados para o Cras (Centro de Reabilitação de Animais Silvestres) da Capital.

Na última terça-feira (05), até uma cutia foi resgatada em um estacionamento na Avenida Duque de Caxias, na Vila Alba. Ela estava embaixo de um tanque de lavar roupas e como não possuía ferimentos, foi solta pela GCM no Centro de Educação Ambiental na Reserva Natural Imbirussú.

Conforme a Guarda Municipal o aumento nas denúncias de animais silvestres em residências, nesta época, deve-se ao seu período de acasalamento. Em casos como esta o órgão pode ser acionado via 153.