VÍDEO: discussão por som alto leva guardas e trabalhador para delegacia

Um locutor de 44 anos foi levado para a 1ª Delegacia de Polícia Civil, na tarde desta sexta-feira (18), após ter desacatado guardas municipais que acompanhavam dois agentes da Semadur (Secretaria Municipal de Meio Ambiente e Desenvolvimento Urbano), durante fiscalização sobre poluição sonora. O fato aconteceu no cruzamento da Avenida Afonso Pena com a 14 de Julho, em Campo Grande.

Conforme o supervisor da Semadur, Passini Brites Catharinelli, o volume da caixa de som que transmitia as propagandas do locutor de uma loja de celulares estava acima do que preconiza a lei de poluição sonora. “A fiscalização está de acordo com o código de polícia administrativa do município e mesmo assim ele se recusou a abaixar o som da caixa e ainda xingou os guardas civis”, destacou.

Antes da loja onde o locutor trabalha, os agentes da Semadur já tinham passado por outras duas, uma de celular e outra de venda de móveis e eletrodomésticos. Os estabelecimentos foram notificados, mas abaixaram o volume do som.

Segundo um dos guardas municipais, que pediu para não ser identificado, o locutor o chamou de babaca, vagabundo e pa**n*c*. Além disso, incitou pelo microfone que populares também desacatassem a equipe. Diante da situação, o homem foi levado, sem resistência, para prestar esclarecimentos na delegacia.

Na fiscalização foram mobilizados dois agentes da Semadur e seis guardas municipais. O supervisor Passini explicou que em dois meses 20 lojas do Centro da Capital já foram notificadas em relação à poluição sonora, a maioria está cumprindo com a lei. Caso a empresa, mesmo sendo notificada, descumpra a decisão pode receber multa de R$ 4 mil.