VÍDEO: Bernal dará reajuste de 9,57% para todos os 22 mil servidores do município

O prefeito Alcides Bernal (PP) se reuniu na manhã desta quinta-feira (31) com representantes de diversas categorias de servidores municipais e confirmou um reajuste de 9,57% para todos os cerca de 22 mil servidores da Prefeitura da Capital.

De acordo com o prefeito, os servidores que integram as referências de 1 a 7, para cargos com exigência de nível fundamental, já receberão o reajuste integral no mês de maio próximo.

 

Funcionários do município de referências 8 a 10, de funções com exigibilidade de nível médio, o reajuste será parcelado. No mês de maio, estes servidores receberão um reajuste de 5,57% e o restante, 4%, no mês de dezembro de 2016.

Já servidores das referências 11 a 16, para cargos com exigência de nível superior, o prefeito prometeu o reajuste, mas não detalhou como fará o pagamento, emendando que já fará o encaminhamento à Câmara da proposta de reajuste.

Bernal afirmou que, nos setes meses que está à frente da prefeitura, precisou trabalhar para solucionar uma série de irregularidades encontradas. “Já começamos as ações para sanar as problemas, tivemos que tomar medidas extremas de austeridades, que desagradou muitos servidores, mas foi necessário para colocar contas em dia”, disse.

O progressista citou o que chamou de ‘crimes praticados contra a administração pública’, durante a gestão que o antecedeu. Ele citou greves de servidores e falta de dinheiro em caixa para pagamento de 13º salário, que precisou resolver antes de por fim ao escalonamento dos salários dos servidores municipais.

“Campo Grande está com a máquina nos trilhos e buscando solução dos problemas”, destacou Bernal. Ele também afirmou que apenas mais três Capitais do país conseguiram conceder reajuste salarial aos servidores.

Inicialmente o impacto na folha do município com o reajuste dos servidores será de R$ 3,5 milhões. Mudanças nos benefícios concedidos, como Bolsa Alimentação, não entraram na pauta, já que o prefeito afirmou que tem apenas até 5 de abril, em virtude da legislação eleitoral, para definir reajuste.

Salário

Durante a coletiva de reajuste dos servidores, o prefeito também revelou que a prefeitura fará o depósito do salário dos 22 mil funcionários ainda nesta quinta-feira, e amanhã, 1º de abril, o valor já estará disponível para saque.