Audiência na Câmara Municipal reúne moradores, empresários, representantes do setor produtivo, da sociedade civil e integrantes da Frente Parlamentar da Rota Bioceânica

Vereadores discutem protagonismo de Campo Grande na Rota Bioceânica em audiência pública
Audiência na Câmara Municipal reúne moradores, empresários, representantes do setor produtivo, da sociedade civil e integrantes da Frente Parlamentar da Rota Bioceânica / Foto: Audiência pública desta sexta-feira na Câmara Municipal (Carol Leite, Jornal Midiamax)

A sessão da Câmara Municipal de Campo Grande desta sexta-feira (12) reúne moradores, empresários, representantes do setor produtivo, da sociedade civil e vereadores para discutir o protagonismo da Capital na Rota Bioceânica.

Promovida pelo vereador André Salineiro (PL), a audiência pública pretende dar visibilidade ao papel da Cidade Morena no plano estratégico, no desenvolvimento econômico e na integração internacional do corredor rodoviário de quase 2.400 km, que ligará o Oceano Atlântico ao Pacífico, passando por Brasil, Paraguai, Argentina e Chile.
 

“O objetivo desta audiência é ouvir todos os setores envolvidos na questão da Rota Bioceânica e trazer para Campo Grande o protagonismo dela dentro do Centro-Oeste. Nossa cidade pode ser realmente um elo principal entre o Centro-Oeste e o mercado global, gerando oportunidades de emprego e crescimento para as empresas. Para isso, precisamos de um projeto de lei”, diz o vereador.

“Elaborei esse projeto de lei com minha equipe e, hoje, teremos várias informações que serão inseridas nele. A ideia é modificar o projeto, alterá-lo antes de ser apresentado aqui na Casa”.

Categoria
Sobre ouvir as categorias, o parlamentar reforça a importância de aproximar os setores que participam do desenvolvimento econômico da cidade, como integrantes de entidades do agronegócio, comércio, serviços e indústria.

“Creio que temos que ouvir todos os setores da sociedade — sejam moradores, empresas, representantes de setores produtivos e do poder público — antes de um projeto de lei ou mesmo antes da implantação da Rota. E nada melhor que uma audiência pública para isso”.

Compõem a mesa da audiência:
Leonardo Correia Lima Macedo – PhD em Direito do Comércio Internacional, Auditor-Fiscal da Receita Federal e ex-funcionário da OMA (Organização Mundial das Aduanas). Atuou em mais de 40 países e, atualmente, é Conselheiro do CARF, onde preside uma turma especializada em recursos aduaneiros.
João Carlos Parkinson – Ministro e Chefe da Divisão de Integração de Infraestrutura do Itamaraty.
Fábio Cordeiro – Gestor de negócios internacionais do escritório de Tarapacá, Chile.
Mário Abreu – Membro da diretoria da ABRAISCE-MS (Associação Brasileira de Agronegócios, Indústria, Serviços e Comércio Exterior), com atuação na organização de armazéns alfandegados em Corumbá-MS.
Aristides Cordeiro – Presidente da ABRAISCE-MS, trabalha há mais de 10 anos com assuntos relacionados ao corredor Bioceânico e é representante do grupo Mecary.
Claudemyr Soares – Diretor-secretário do CRF-MS (Conselho Regional de Farmácia de Mato Grosso do Sul).
Dr. Lucas Chagas – Professor e pesquisador na UEMS (Universidade Estadual de Mato Grosso do Sul).
Andréa Luiza Torres de Figueiredo da Silva – Diretora-adjunta da Agetran (Agência Municipal de Transporte e Trânsito).
PhD Raphael Chaia – Professor universitário, pesquisador e escritor.
Dra. Bianca Della Pace Braga Medeiros – Presidente da Comissão Especial de Direito de Integração da Rota Bioceânica da OAB-MS.
Ademar Silva Júnior – Sidagro (Secretário Municipal de Inovação, Desenvolvimento Econômico e Agronegócio), representando a Prefeita Adriane Lopes.
Sérgio Marcolino Longen – Presidente da FIEMS (Federação das Indústrias do Estado de Mato Grosso do Sul).
Jaime Verruck – Semadesc (Secretário de Estado de Meio Ambiente, Desenvolvimento, Ciência, Tecnologia e Inovação).
Ronilço Guerreiro – Vereador e integrante da Frente Parlamentar de Acompanhamento de Implantação da Rota de Integração Latino-americana.
Sandra Maria de Carvalho Amaral, subsecretária do Ministério do Planejamento e Orçamento, participará da audiência de forma online.