Zé Corim, de 67 anos, descobriu a doença no começo do mês e não resistiu a ela após apresentar complicações em seu quadro de saúde.

Vereador é a quinta vítima que morre por covid-19 em Terenos
Vereador era vice-presidente da Câmara Municipal de Terenos. / Foto: Reprodução

O vereador e vice-presidente da Câmara Municipal de Terenos, José Agostim Acosta Neto, o Zé Corim (PSDB), morreu nesta sexta-feira (31) em decorrência da covid-19. Ele é a quinta vítima da doença na cidade, com estimativa de possuir pouco mais de 21 mil habitantes, segundo o Instituto Brasileiro de Geogragia e Estatística (IBGE).

"É com profunda tristeza no coração que fisicamente me despeço do meu grande amigo Zé Corim, que certamente marcou as vidas daqueles que, como eu, tiveram a honra de conviver com ele. Um homem íntegro, alto astral, de coração simples e indiscutivelmente bom", lamentou no Facebook o presidente da Câmara local, Helder Noboru Ksae, conhecido como Xirú.

A morte de Zé Corim também foi lamentada pelo seu atual partido, o PSDB - ele se filiou recentemente à sigla, já que foi eleito em 2016 pelo PTB. "Hoje me despeço de um grande amigo. Zé Corim, vereador de Terenos, nos deixou e foi fazer morada em outro plano. Um companheiro de todas as horas", comenta o deputado federal e ex-prefeito de Terenos, Beto Pereira.

Já o atual prefeito, Sebastião Donizete, conhecido como Donizete Barraco, destacou o trabalho feito pela vítima. "Foi com profundo pesar que recebi a notícia do falecimento do vereador José Agostim Acosta Neto (Zé Corim). Seu trabalho pela população de Terenos jamais será esquecido. Neste momento o município está de luto".

Situação crítica

Terenos, assim como o restante do Estado, enfrenta dificuldades no enfrentamento à covid-19. Segundo o boletim epidemiológico da Secretaria de Estado de Saúde (SES) divulgado hoje, 144 pessoas já foram diagnosticadas com a doença na cidade, somando quatro mortes - porém, o óbito de Zé Corim ainda não foi contabilizado.

Boletim da Secretaria de Saúde de Terenos, com dados de ontem, apontavam seis internados por causa da covid-19 contabilizados para a cidade. Dos doentes, 47 tinham se recuperado e 128 seguiam em isolamento ou internação, contra 384 casos descartados. De acordo com a SES, 41 casos ainda aguardam o resultado dos exames.

Conforme apurado pela reportagem, a situação trouxe temor à população. Um dos locais afetados no município é um estabelecimento de repouso e cuidados especiais para idosos. Lá, há casos confirmados tanto de pacientes que recebem os cuidados como de funcionários.

Atualmente, Mato Grosso do Sul possui 24.936 casos confirmados da covid-19 nos 79 municípios do Estado. As mortes pelo novo coronavírus já são 376, o que coloca o índice de letalidade em 1,5%. Só em Campo Grande, já foram registrados 129 óbitos.