Têm direito de comprar carros novos com desconto e também de ter isenção de IPVA pessoas que sejam condutoras ou não e que precisem de veículos que sejam adaptados ou automatizados.

Veja quem tem direito a desconto em carro novo a isenção do pagamento do IPVA
Muitos desconhecem os procedimentos para ter acesso a esse benefício e acabam pagando mais caro pelo carro zero.

As isenções de impostos no carro zero, criadas para facilitar a compra de um veículo novo por pessoas com alguma deficiência, hoje alcançam boa parte da população brasileira.

São mais de 50 tipos de deficiências visíveis ou ocultas, como hérnia de disco, LER, artrose, bursite, tendinite e várias outras, que provocam algum tipo de redução de mobilidade, e que atingem hoje praticamente um em cada dois brasileiros. Todavia, muitos desconhecem os procedimentos para ter acesso a esse benefício e acabam pagando mais caro pelo carro zero.

Têm direito de comprar carros novos com desconto e também de ter isenção de IPVA pessoas que sejam condutoras ou não e que precisem de veículos que sejam adaptados ou automatizados, que sejam portadoras de doenças, sequelas ou que realizem algum tipo de tratamento que tenha como consequência a falta de força, a falta de sensibilidade, a redução de mobilidade ou de movimento ou formigamento e também pessoas que tenham recomendação médica para evitar realizar esforços.

São elas:

Amputação Artrodrese Artrite Artrogripose Câncer de Próstata Pós Cirúrgico Cardiopatias Cirurgia da Coluna Cirurgia de Joelho Cirurgia de Punho Cirurgia e/ou Lesão de Ombro Condromalácia Patelar Deficiência Mental Deficiência Visual Doença de Parkinson Encurtamento de Membros Esclerose Múltipla Escoliose Acentuada Espondilite Anquilosaste Estomias Hérnia de Disco Insuficiência Renal Lesão por Esforço Repetitivo (LER) Má Formação Mastectomia Nanismo Neuropatias Diabéticas Ostomia Paralisia Paralisia Cerebral Poliomielite Problemas Graves na Coluna Prótese de Fêmur Prótese Interna ou Externa Quadrantectomia HIV Síndrome do Túnel do Carpo Tendinite Crônica Tetraparesia Tetraplegia Entre outras..

Como conseguir a isenção?

Para conseguir a isenção de IPVA é preciso antes seguir alguns passos:

Obter a CNH especial. Para isso é preciso que o portador de deficiência procure uma autoescola especializada.

Obter o laudo médico para o condutor. O documento deve ser obtido no Detran e nele o médico vai atestar o tipo de deficiência e incapacidade física que a pessoa tenha, além de especificar as adaptações necessárias no veículo.

O direito à isenção do IPVA só será conseguido quando o veículo, tanto zero quanto usado, já estiver devidamente documentado no nome da pessoa que é portadora da deficiência ou condição que lhe dá o direito a usufruir do benefício.

Outro requisito, é que o veículo possua, OBRIGATORIAMENTE a adaptação que indica a CNH Especial, por exemplo, se na habilitação constar o código "D", você somente terá direito à isenção de IPVA se o veículo tiver transmissão automática.

Feito isso é preciso encaminhar os documentos solicitados no posto fiscal da Secretaria da Fazenda da área de sua residência.

Mais informações no site: http://guardians.com.br