Encanador explica que muitos problemas não são visíveis a olho nu e que vistoria semestral pode evitar grande desperdício de água e danos nos imóveis.

Veja dicas para notar vazamentos de água
Encanador Ronaldo Erculano Silva vistoria encanamento de prédio em construção, em Goiânia / Foto: Divulgação

Os vazamentos de água geralmente só são notados pelos moradores com a diferença no valor da conta ou quando já causam danos em imóveis. Porém, o problema pode ser identificado antes com o apoio de um encanador.

“A manutenção anterior ao problema evita graves consequências como danos em móveis e eletrodomésticos. Durante a vistoria, o profissional verifica se não tem peça quebrada, se não estão ressacadas”, explica o encanador Ronaldo Erculano Silva, 33 anos.

A Companhia de Saneamento de Goiás (Saneago) também auxilia os clientes quando nota grandes alterações no consumo durante a leitura mensal do hidrômetro. A empresa explica que, quando há uma diferença brusca, o próprio sistema alerta para a necessidade de uma segunda leitura.

Após a nova vistoria, se confirmada a alteração, um registro de atendimento é aberto para verificar com o cliente a possibilidade de vazamento interno, geralmente, não visível no imóvel.

Como verificar vazamentos
 
Ao se fazer simples observações, vazamentos podem ser notados. “É preciso olhar se todas as torneiras estão fechando direitinho, prestar atenção se não tem alguma parede mofada, se, mesmo sem dar descarga, continua caindo água na bacia sanitária”, orienta Silva, que trabalha no ramo há 7 anos.

O encanador pondera que muitos problemas não são vistos a olho nu. A Saneago dá uma dica para notá-los.

“Quando todos os moradores da casa forem dormir, feche todas as torneiras e anote os números pretos que ficam no hidrômetro. Quando acordar, verifique se a numeração mudou. Caso tenha alterado, possivelmente há vazamentos em sua residência”, orienta a companhia.

Ressarcimento

Depois de consertar os vazamentos, os goianos que tiveram aumento significativo do valor da conta podem pedir o ressarcimento. Para isso, de acordo com a Saneago, o cliente deve procurar um posto de atendimento da companhia em uma unidade do Vapt Vupt e apresentar os comprovantes de reparo interno.