Veja como reaproveitar sobras de alimentos para fazer bolos e saladas
/ Foto: Divulgação

Muitos dos restos de alimentos que são jogados fora podem ser reutilizados na produção de pratos saborosos e nutritivos. No Jornal do Campo deste domingo (15), a nutricionista Raquel Miranda, de Luziânia, no Entorno do DF, ensina dois pratos com ingredientes que seriam jogados fora.

A primeira é de um bolo de cascas de banana. Rica em potássio e cerotonina, ela diminuiu o estresse o mau humor e a câimbra. "Também é uma ótima opção para crianças que não estão acostumadas a consumir determinado tipo de fruta", explica.

Raquel também mostra o passo a passo de uma salada de casca de abóbora, que possui betacaroteno e vitamina A, boa para a visão e o coração. Ela aconselha servir o prato com arroz, feijão e filé de franco grelhado.

Bolo de casca de banana

Ingredientes:
- 2 xícaras de açúcar
- 2 xícaras de leite
- 2,5 xícaras de farinha de rosca
- 3 ovos separados as claras das gemas
- 1 colher de fermento
- 2 colheres e margarina
- Cascas de 4 bananas

Modo de preparo:
Lave bem as cascas da banana. Pré-aqueça o forno a temperatura de 180ºC. Para a massa, bata as claras em neve e coloque na geladeira. Bata as cascas de banana, a margarina, as gemas e o leite no liquidificador. A massa irá ficar com uma cor escura. Acrescente a farinha de rocas aos poucos. Coloque o açúcar e o fermento mexendo devagar. Ponha as claras em neve e despeje a massa em uma forma untada. Leve ao forno e espera assar por 40 minutos.

Salada de casca de abóbora

Ingredientes:
- 2 tomates cortados em cubos
- 1 xícara de casca de abóbora cozida
- ½ xícara de cebola picada
- ½ xícara de pimentões verdes e vermelhos picados
- 2 colheres de azeite
- sal a gosto

Para fazer, basta misturar os ingredientes em uma vasilha.