Variação de preço dos produtos da Páscoa pode chegar a 400%

Quem comemora a Páscoa com um delicioso almoço ou gosta de presentear com ovos de chocolate, já deve ter reparado como o preço dos produtos típicos estão bem mais caros. Vai ser difícil escapar. A dica é pesquisar bastante porque a variação de preço de um mercado para outro pode chegar a 400%.

Os números confirmam o que o consumidor já percebeu: os produtos típicos da Páscoa estão mais caros. Segundo dados da Fundação Getúlio Vargas, o aumento médio é de 25% comparado com o ano passado.

A batata, por exemplo, teve um aumento de 63,49%. A cebola subiu 30,49%, o vinho 15,84% e o azeite 2,60%. Já o preço do protagonista dessa época do ano, o bacalhau, subiu 10% e muita gente anda deixando o prato de lado.

Segundo o gerente de um supermercado, Eduardo Amaral, os produtos mais consumidos nessa época do ano estão mais caros porque os custos de produção aumentaram, como o frete, a mão-de-obra e a energia. Eles têm tentado driblar os preços para fisgar o consumidor. "Temos a redução de nossa margem de lucro e as importações diretas, que nos ajudam muito na questão do preço do produto", diz.

Uma pesquisa feita pelo Procon de Bauru, em SP, aponta que os ovos de chocolate estão mais caros, mas o que chama mais a atenção é a variação de preços, que de uma loja para outra, pode chegar a 400%.