Lula ainda lidera, mas perdeu percentuais em intenções de voto.

Vantagem de Lula sobre Bolsonaro cai em SP, Rio e Minas, diz Genial/Quaest
Lula ainda lidera, mas perdeu percentuais para Bolsonaro. / Foto: Ricardo Stuckert e Agência Brasil

Pesquisa Genial/Quaest divulgada nesta quarta-feira (20) pelo UUOL indica que a vantagem do ex-presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT) sobre o presidente Jair Bolsonaro (PL) diminuiu entre março e julho nos três maiores colégios eleitorais do país: São Paulo, Rio de Janeiro e Minas Gerais. 

Os dados foram divulgados nas redes sociais por Felipe Nunes, diretor da Quaest, após análise publicada pelo jornal O Globo. 

Segundo a pesquisa Lula ainda lidera em intenção de voto nos principais colégios eleitorais. Porém, a Genial/Quaest, diz que a maior mudança ocorreu em São Paulo, onde a vantagem de Lula caiu de 14 para cinco pontos entre março e julho deste ano. 

No Rio, a vantagem do petista também se estreitou: entre março e julho, foi de oito para cinco pontos. Em Minas, Lula mantém uma distância de 18 pontos contra Bolsonaro. Em março, a diferença era de 25 pontos. 

A pesquisa Genial Quaest também mostra queda da vantagem de Lula na Bahia. Entre março e julho, o petista caiu de 47 para 43 pontos. 

Nas redes sociais, Felipe Nunes afirmou que o avanço de Bolsonaro era esperado nas pesquisas após a saída do ex-juiz Sergio Moro (União Brasil) da disputa presidencial. 

"Vale ressaltar que a diferença de março para maio é explicada, como eu mostrei à época, pela saída do Moro da eleição, o que agregou votos a Bolsonaro. Daí vem a principal diferença em MG e no RJ", escreveu. 

Em entrevista ao Globo, Nunes afirmou que a eleição será definida em São Paulo, Rio e Minas. "Um empate em São Paulo e uma vitória em Minas e no Rio podem significar a vitória de Lula no primeiro turno". 

A pesquisa foi registrada no TSE (Tribunal Superior Eleitoral) sob o número BR-01763/2022.