
Liberada ontem em todo o país para o público em geral, a vacina contra a gripe acabou ainda no período da manhã nas unidades de saúde em Dourados. Apenas um posto, o Bem-Te-Vi, tinha cinco doses para serem aplicadas às 15h30, porém havia fila de pessoas em busca da vacina no posto. Até amanhã pode chegar mais cinco mil doses para o município. A informação é da assessoria da Secretaria Municipal de Saúde.
Para Dourados havia apenas 1.800 doses da vacina que foram distribuídas entre os postos da cidade. A pouca quantidade aliada a grande procura lotou os postos e provocou insatisfação da população que foi a uma das unidades no final da manhã ou início da tarde.
A reportagem entrou em contato por telefone com os 27 postos de saúde listados na página de internet da Secretaria de Saúde no site da prefeitura. De todos eles, apenas a unidade Bem-Te-Vi tinha 5 doses, mas a atendente anunciou que deveria acabar ainda ontem até o final da tarde. No posto do Guaicurus a informação repassada à reportagem às 16h era que tinha vacina, mas a cota diária de aplicação tinha encerrado. Todo posto fica aberto para atendimento da população até às 17h. Só não foi possível manter contato com quatro postos - Vila Hilda e Carisma os telefones estão fora de serviço; e Vila Matos e Chácara Caiuás não atenderam as ligações no período da tarde. As demais unidades informaram que não havia mais dose ou não chegaram a ser disponíveis nos postos, como do Maracanã e Piratininga.
No município, o público-alvo que deve se vacinar até sexta-feira é composto por 72 mil pessoas, conforme a prefeitura. Desse total, segundo a assessoria da Secretaria de Saúde, 70% já se vacinou. A meta era atender 90% desse público, que envolve crianças com idade entre 6 meses e 5 anos, trabalhadores da saúde, gestantes e mulheres puérperas (aquelas que deram à luz até 45 dias antes de receber a vacina), população indígena, idosos acima de 60 anos, professores e pessoas portadoras de doenças crônicas. A vinda de novas doses para ser destinada ao público em geral está condicionada à liberação por parte da Secretaria Estadual de Saúde. Até ontem, segundo a prefeitura, não havia sido sinalizado liberação. Os postos informam que a população pode entrar em contato por telefone para informar sobre a vacina, que pode acabar rápido quando chegar.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!