Usuários buscam autoatendimento para quitar contas e evitar juros
Usuários já lotavam autoatendimento hoje logo cedo. / Foto: Cido Costa/Douradosagora

A greve nacional dos bancários, aprovada por 140 sindicatos filiados à Confederação Nacional dos Trabalhadores do Ramo Financeiro (Contraf/CUT), fecha agências em todo o país. Em Dourados, os usuários apelam ao autoatendimento que vive lotado, desde terça-feira, quando foi deflagrada a paralisação por tempo indeterminado.

É o caso da Caixa e Banco do Brasil, onde as filas eram grandes por volta das 8h de hoje. O Sicredi atende na boca do caixa, também, mas em horário especial neste período, das 9h ás 14h.

Durante a greve, os caixas eletrônicos funcionam normalmente e podem ser utilizados para o pagamento de contas. Os clientes podem usar também o internet banking ou casas lotéricas. Algumas redes de supermercados recebem o pagamento de boletos e contas de água, luz, gás e telefone. Os prazos de vencimento das contas continuam valendo, sendo que multas e juros poderão ser cobrados.

A paralisação é por reajuste salarial, benefícios e contra demissões. A categoria reivindica aumento real de 5%, mais a reposição da inflação, de 9,31%. "Se olhar os acordos do primeiro semestre, você vai ver que 25% das categorias fecharam com aumento real este ano.

A Febraban oferece reajuste de 6,5% nos salários e benefícios, além de abono de R$ 3 mil, a ser pago de uma vez. "Somados, o abono e o reajuste representarão ganho superior à inflação na remuneração do ano da grande maioria dos funcionários do sistema bancário", diz, em nota.

Os bancários protestam também contra o fechamento de postos de trabalho. No primeuro semestre deste ano, foram demitidos 7 mil trabalhadores do setor em todo o Brasil, segundo dados do sindicato.

Em todo o país, cerca de 500 mil funcionários atuam no setor, que obteve lucro líquido de R$ 30 bilhões em seis meses, conforme estimativa do sindicato, que leva em conta o faturamento dos cinco maiores bancos do país. A próxima assembleia nacional da categoria foi marcada para segunda-feira (12),