Uso eficiente da água em Minnesota surpreende comitiva do Líder MS
/ Foto: A comitiva do Líder MS em frente a entrada da Associação dos Produtores de Soja de Minnesota.

No Estado de Minnesota, localizado na região Norte dos Estados Unidos, aproximadamente 30% das áreas produtoras utilizam técnicas de drenagem para irrigação do solo. A informação é da Associação dos Produtores de Soja do Estado e foi apresentada aos integrantes do Líder MS - Liderança Empreendedora do Agronegócio durante o segundo dia da viagem técnica aos Estados Unidos. Sem o uso da tecnologia não seria possível produzir grãos na localidade, segundo a instituição.

O grupo formado por 44 pessoas é concluinte do curso de especialização Líder MS e vai cumprir uma programação de oito dias com roteiro incluindo visitas técnicas à propriedades produtoras de grãos, de gado de corte e de leite e instituições de ensino e pesquisa na região conhecida como “Corn Belt” (cinturão do milho), em três estados norte-americanos: Illinois, Wisconsin e Minnesota.

Nesta terça-feira (05), a comitiva participou de uma palestra sobre drenagem de solos ministrada pelo professor Brad Carlson, na Associação dos Produtores de Soja de Minnessota. Carlson falou sobre as melhores práticas de gestão no uso eficiente da água para agricultura sustentável."Percebemos que apesar de o produtor rural americano se preocupar com o meio ambiente, ele reforça a produção de alimentos", destacou a jornalista Cristiane Nantes Sandin, uma das participantes do Líder MS.

Em Minnesota, a janela de plantio na região é curta em função do inverno rigoroso e, por isso, os produtores tem que esperar o solo degelar para executar as operações de cultivo. Além disso, os solos são muito argilosos e de difícil drenagem. Para que o plantio seja antecipado e haja um melhor aproveitamento da janela, há mais de 30 anos as técnicas de drenagem são utilizadas. A tecnologia demanda um investimento aproximado de US$ 1.000 a US$ 4.000.

O grupo foi à campo conhecer uma propriedade utilizada como área para pesquisa, realizada pela Associação dos Produtores em parceria com o Ministério de Agricultura de Minnesota, com a finalidade de mensurar os impactos e benefícios da tecnologia de drenagem. Também são avaliados clima, unidade, temperatura do ar e irradiação solar com 3 objetivos: nitrato, fósforo e sedimentos.

No mesmo dia, o grupo visitou a propriedade rural a Ziegler Farms, na cidade de Good Thunder, também em Minnesota. A fazenda é familiar, existe desde 1918, com 300 hectares dedicados ao plantio de soja e milho, com terminação de suínos. A propriedade foi considerada altamente tecnificada e produtiva, mesmo para os padrões americanos, onde os dejetos são utilizados para ferti-irrigação.

Ali também destacou-se o uso de alta tecnologia e a variedade de equipamentos, o que permite que a fazenda seja tocada por apenas dois casais. O grupo se surpreendeu ao chegar na propriedade e encontrar a matriarca realizando o plantio. “Percebi que a sucessão familiar é de extrema importância para a produção de alimentos. O amor pela terra, trabalho em família, uso de alta tecnologia e o uso constante de práticas conservacionistas justificam a visão e o seu reconhecimento perante a sociedade”, destacou o aluno do Líder MS, Carlos de Barros Leite.

No dia anterior, a comitiva conheceu o modelo de produção aplicado em uma propriedade rural localizada na cidade de Kimball, também no Estado de Minnesota, que trabalha no sistema de integração lavoura e pecuária. “Pude constatar que o próprio produtor toca seu negócio de uma maneira muito simples face a uma ampla infraestrutura que possui, perante a carência de mão de obra. Tendo ele uma visão voltada para o consumidor final e foco no lucro”, ressaltou o aluno e diretor secretário da Famasul, Ruy Fachini.

O roteiro desta quarta-feira é direcionado à pecuária de leite. O grupo conhecerá a fazenda Linkemeyer,  na cidade de Mankato, em Minessota. A propriedade é familiar e opera em grande escala. De olho na sustentabilidade, produz  energia através de biodigestor movido a esterco de vacas.  A segunda parada do dia já será em Wisconsin, onde será visitado o Departamento Dairy Cattle, na Universidade do Estado,  umas das mais prestigiadas dos Estados Unidos em produção de leite.

Liderança Rural - O Líder MS II compõe a AERMS - Academia de Empreendedorismo Rural de Mato Grosso do Sul, iniciativa do Sistema Famasul - Federação da Agricultura e Pecuária de MS. Esta é a segunda turma do curso, iniciado em meados de 2013.  Os alunos receberam formação em nível Lato Senso de professores da USP - Universidade de São Paulo e da UFPR -  Universidade Federal do Paraná. O curso trouxe em sua grade curricular disciplinas relacionadas a aspectos jurídicos, econômicos, políticos, sociais, organizacionais, além de seminários e estudos de caso que contribuem para a formação intelectual de profissionais que exerçam funções de liderança.