Ferramenta foi apresentada durante o Showtec 2019, em Maracaju

Com foco na redução de custos e aumento da produtividade na agricultura, o uso de drones é a aposta nas lavouras e pode ser a ferramenta para trazer maior eficiência na gestão rural. A desmistificação sobre seus custos e sua aplicabilidade foram temas da palestra de Johann Coelho, CEO da Bembras Agro, durante o Showtec 2019, que acontece em Maracaju.
De acordo com o palestrante, o investimento na utilização de drones têm retorno rápido e garantido. “Com esse equipamento temos a redução de tempo de trabalho de 16 horas para quatro horas. Isso representa uma economia de 75% do tempo aplicado. Ele pode ser utilizado desde o plantio até a colheita, contribuindo em um monitoramento mais preciso, que vai desde o estudo de nível da área, do perfil topográfico e até mesmo na colheita”, avalia Coelho.
Comparado os custos tradicionais, o drone representa uma economia financeira de 92,3%, Considerando o uso de trator, combustível, mão de obra e disponibilidade de maquinário, que chega a R$ 23,87 por hectare, o custo com o drone é calculado em R$ 1,84 reais por hectare.
“O produtor rural tem acesso a todos os dados e informações que precisa para fazer o gerenciamento de sua lavoura, o que por si só garante maior eficiência na sua produção”, aponta. As informações captadas, com imagens em alta resolução e em tempo real, possibilitam, por exemplo, a identificação rápida de pragas, além de colaborar no desenho das linhas de plantio, levantamento de falhas, altimetria do terreno, curvas de nível, adubação, contagem de plantas, entre outras funcionalidades.
Olá, deixe seu comentário!Logar-se!