Estado também lidera entre as regiões mais quentes nas últimas 24h, com calor de 41°C

Umidade do ar em 10% coloca MS entre os estados mais secos do Brasil
Estado também lidera entre as regiões mais quentes nas últimas 24h, com calor de 41°C / Foto: Sol intenso em Mato Grosso do Sul (Eliel Dias, Jornal Midiamax)

O tempo seco e quente coloca Mato Grosso do Sul no topo entre as regiões com menor umidade do ar e maior temperatura registradas nas últimas 24h. O índice alcançou 10% e o calor, 41,2°C, na quinta-feira (11), conforme o Inmet (Instituto Nacional de Meteorologia). O Estado só perde para São Paulo e Minas Gerais, que marcaram umidade em 7%.

A lista indica que os extremos foram registrados, em maior parte, na região leste e norte do Estado. O Cemtec (Centro de Monitoramento do Tempo e do Clima) explica que essa condição está associada à atuação de um sistema de alta pressão atmosférica, que inibe a formação de nuvens e a ocorrência de chuva.

Bataguassu, Três Lagoas, Paranaíba, Água Clara e Cassilândia chegaram a 10% nas últimas horas. As cidades também marcaram altas temperaturas, entre 37°C e 39°C. Em Campo Grande, o valor alcançou 12%.