A CoronaVac, a vacina mais prevalente no Brasil, não foi incluída na pesquisa

 Uma dose de Pfizer ou AstraZeneca já corta transmissão da covid pela metade, indica estudo

Uma única dose da vacina contra a covid da Pfizer-BioNTech ou Oxford/AstraZeneca pode reduzir a transmissão doméstica do vírus pela metade, segundo um novo estudo.

Conforme divulgado, as pessoas que receberam a primeira dose desses imunizantes - e que foram infectados três semanas depois - tinham entre 38% e 49% menos probabilidade de transmitir o vírus do que pessoas não vacinadas, concluiu a Public Health England, agência governamental de saúde pública do Reino Unido.

 

A CoronaVac, a vacina mais prevalente no Brasil, não foi incluída na pesquisa.

De qualquer maneira, especialistas reforçam que as pessoas devem completar o esquema de vacinação, ou seja, às duas doses das vacinas contra covid. 

Todos os estudos de eficácia das vacinas disponíveis no Brasil para combater a covid-19 mostraram a imunização completa somente 14 dias depois da segunda dose.

No estudo, a proteção contra a covid foi observada cerca de 14 dias após a vacinação, com níveis semelhantes de proteção, independentemente da idade dos vacinados ou contatos, disse a PHE em um comunicado.

As pessoas imunizadas tem risco reduzido de desenvolver infecção sintomática em primeiro lugar, que é em torno de 60 a 65% - quatro semanas após uma dose de qualquer uma das vacinas.