Fachada da sede do Legislativo municipal de Corumbá

Uma das mais antigas do Brasil, Câmara de Corumbá faz 145 anos
/ Foto: (Foto: Câmara de Corumbá/Divulgação)

Uma das mais antigas do Brasil, a Câmara Municipal de Vereadores de Corumbá comemora nesta quinta-feira (17) 145 anos de instalação.

Nos quase um século e meio da casa, o presidente, vereador Evander Vendramini (PP), lembra que uma dos projetos retomados neste ano foi o de recuperação do acervo histórico e cultural da Casa do Barão de Vila Maria, um dos primeiros presidentes do Legislativo de Corumbá.

O vereador também destaca outros projetos que estão sendo tocados neste ano, como o planejamento de abertura de concurso público e a reforma e ampliação do prédio da Câmara.

“Estamos dando maior visibilidade à Câmara, para mostrar para a população o papel fiscalizador do vereador, o trabalho que todos estão realizando em benefício da comunidade”, declarou via assessoria de imprensa.

História – O ato de criação da casa de leis de Corumbá foi assinado pelo então governador de Mato Grosso, Herculano Ferreira Penna, em 1872, após a guerra contra o Paraguai (1864 a 1870).
Na instalação do Poder Legislativo corumbaense, uma junta especial elegeu José Joaquim de Souza Franco como primeiro presidente.

Um ano depois, Joaquim José Gomes da Silva, o Barão de Vila Maria, assumiu o cargo temporariamente. Ele foi presidente também nos anos de 1874 e 1876 e, hoje, a Câmara de Corumbá leva o seu nome, a Casa do Barão de Vila Maria.

Na atual legislatura, a Câmara conta com 15 vereadores.