Um terço da população mundial sofre com problemas dentários
A cárie não tratada é um problema que atinge mais de 2,4 bilhões de pessoa no mundo, sendo 621 milhões crianças. / Foto: Aidar / Shutterstock

Um estudo, divulgado pelo Journal of Dental Research, revelou que um terço da população mundial sofre com problemas dentais causados por cáries não tratadas. Segundo o jornal britânico, o resultado mostrou que a cárie não tratada é um problema que atinge mais de 2,4 bilhões de pessoa no mundo, sendo 621 milhões crianças, que enfrentam o problema ainda em seus dentes de leite.

Os cientistas ainda estimaram que 190 milhões de novos casos deverão surgir a cada ano. A pesquisa realizou 378 estudos com cerca de 5 milhões de pessoas entre os anos de 1990 e 2010.

Resultado alarmante

Esse resultado se mostrou preocupante, porque apesar da cárie poder apresentar desdobramentos mais sérios para a saúde bucal e geral, ela é fácil de ser evitada. “Uma escovação feita rigorosamente 3 vezes por dia seguida do uso de um raspador lingual, fio dental e enxaguantes bucais podem evitar tudo isso. Eu entendo que o grande problema da população mundial nesse quesito é a falta de higiene bucal ou uma higienização falha ou incorreta”, diz o dentista Reginaldo Azevedo Rigo.

A opinião de Reginaldo é a mesma do líder do estudo, Wagner Marcenes. “É surpreendente notar que a prevenção e os tratamentos de cáries dentárias estejam sendo negligenciados a esse nível”, diz o especialista.

As cáries dentárias acontecem por causa dos ácidos da boca, que dissolvem as camadas exteriores dos dentes. Os cientistas responsáveis pelo estudo associam as cáries ao alto consumo de açúcar e alertam que as crianças não são as únicas afetadas. Ainda segundo a pesquisa, dentes cariados não tratados podem gerar infecções, abscessos, dor na boca e doenças. Se ignorados, podem impedir o crescimento de uma criança, causar ausência no trabalho e improdutividade nos adultos.

Solução

O especialista acredita que parte dessa responsabilidade possa ser dos próprios profissionais da odontologia que devem estar falhando nas orientações aos pacientes. “É dever do profissional da odontologia prevenir e tratar os problemas bucais, mas também orientar os pacientes em como fazer isso no dia-a-dia, e conscientizá-los da importância destes rituais, afinal, os cuidados que nossos pacientes têm em casa são os que realmente vão fazer a diferença para a saúde bucal”, diz o Reginaldo.