Na madrugada de domingo, os horários devem ser atrasados em uma hora.

Último dia: Horário de verão termina no domingo em MS
Horário de verão começa no domingo (4). / Foto: Marcos Ermínio

Enquanto uns comemoram e outros lamentam, o horário de verão termina na madrugada deste domingo (17). Os relógios devem ser atrasados em uma hora e os sul-mato-grossenses até ganham uma horinha a mais de sono, assim como os demais moradores da região Sul, Sudeste e Centro-Oeste.

Para evitar a confusão com os horários, vale lembrar que as operadoras de telefonia alteram os relógios nos celulares. Entretanto, é bom conferir se realmente foi alterada e evitar a confusão que aconteceu no início do horário de verão no ano passado.

Eficácia do horário de verão
Entra ano e sai ano, sempre fica aquela dúvida se o horário de verão vai continuar sendo adotado no Brasil. Por enquanto ainda não há informações, mas cabe ao presidente decidir. Entretanto, desde o ano passado os estudos da SEE (Secretaria de Energia Elétrica), do Ministério de Minas e Energia em parceria com o ONS (Operador Nacional do Sistema Elétrico), apontam que a medida não tem sido eficiente, já que os resultados alcançados foram próximos à ‘neutralidade’. O horário de verão foi criado no país com o intuito de economizar energia, a partir do aproveitamento de luz solar no período mais quente do ano.

Para este ano, o Ministério ainda não tem informações sobre os resultados do horário de verão em 2018. De acordo com a Agência Brasil, serão realizadas novas análises e que serão encaminhadas à Presidência, que vai decidir se o horário continua ou não.

Viagens
Para quem vai viajar, pode haver uma confusão sobre os horários nos primeiros dias, por isso a Abear (Associação Brasileira das Empresas Aéreas) emitiu um comunicado cpara alertar aos passageiros que fiquem atentos aos horários dos bilhetes aéreos. Atenção: a informação da partida se refere ao horário da cidade de origem e a chegada ao horário da cidade de destino. As passagens aéreas já consideram as diferenças resultantes do começo e do fim do horário de verão.