O livro apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2022 e 2025

UFGD lança Livro sobre língua e cultura Kaiowá e Guarani é após congresso de educação
O livro apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2022 e 2025 / Foto: Obra reúne trabalhos de pesquisadores (Foto: Reprodução, UFGD)

Durante o Congresso de Educação da Grande Dourados, foi lançado o livro “Língua e Cultura Kaiowá e Guarani na Educação Escolar Indígena: Produção de Materiais Diferenciados”, financiado pelo CNPq.

A obra, que reúne diferentes perspectivas sobre a educação escolar indígena, está disponível gratuitamente na internet para professores e interessados.

O livro apresenta os resultados de uma pesquisa desenvolvida entre 2022 e 2025 na UFGD, em parceria com outras universidades e escolas indígenas da região.

Os capítulos abordam temas como a tradução de histórias orais, o registro de plantas e da natureza, a elaboração de dicionários escolares em língua Kaiowá e a análise da legislação sobre materiais diferenciados na educação indígena.

O objetivo é que os materiais elaborados sejam úteis às escolas indígenas e comunidades, fortalecendo as línguas e culturas originárias e consolidando o direito a uma educação específica, diferenciada, intercultural e bilíngue.